Quando nos referimos às frutas cítricas, imediatamente vem à cabeça algumas referências, como laranja, limão, mexerica e abacaxi. Mas, surpreendentemente, esse grupo é bem maior do que aparenta ser; de modo que pode ser facilmente incluído no consumo diário, além de ser um grupo cujos representantes apresentam diversos benefícios à saúde de quem o consome.
O que são e quais são as Frutas Cítricas?
O grupo das frutas cítricas, como o próprio nome sugere, é um grupo que se caracteriza pela maior acidez em termos de sabor, visto que são frutos que apresentam grande concentração de ácido cítrico. Além disso, uma característica marcante são os altos níveis de vitamina C, que possui ação antioxidante; além de vitaminas do complexo B, e minerais diversos, tais como magnésio e potássio.
Desse modo, é possível perceber que esses frutos são de grande importância para a manutenção da boa saúde do organismo. Mas você sabe quais são alguns bons exemplos? Além dos clássicos já citados, pode-se mencionar a uva, a acerola, o kiwi, maracujá, romã, tamarindo, cupuaçu, framboesa, dentre outros; o que faz com que esse grupo seja capaz de agradar a todos os tipos de paladares, uma vez que há desde frutas bem azedas, até frutas mais adocicadas.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsAppBenefícios da ingestão de Frutas Cítricas
- Combate a radicais livres – em razão dos altos níveis de vitamina C, que atua como antioxidante, os frutos mais cítricos se caracterizam pela capacidade de combate a radicais livres; o que contribui para a prevenção do envelhecimento precoce, além de atuar prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas.
- Produção de colágeno – outro benefício também associado à vitamina C, essa substância auxilia fortemente na produção de colágeno pelo organismo. Desse modo, as frutas cítricas contribuem para a manutenção da saúde da pele e dos cabelos; além de tornar as unhas mais resistentes; e auxiliar na manutenção da estrutura dos tecidos que constituem o corpo humano.
- Manutenção da saúde do sistema nervoso – esses frutos também se caracterizam pela alta presença de flavonoides, substâncias que atuam fortemente na manutenção do bom funcionamento cerebral. Com isso, percebe-se uma relação intrínseca entre o consumo de frutas cítricas e a prevenção de doenças nervosas, como o Alzheimer.
- Auxiliam no emagrecimento – por serem frutos com bom teor de fibras, estes também contribuem fortemente para a sensação de saciedade. Com isso, são muito utilizados em dietas que visam a perda de peso e o emagrecimento; uma vez que também auxiliam na melhoria da motilidade intestinal e na redução da retenção de líquidos.
- Manutenção da saúde intestinal e estomacal – além da grande quantidade de fibras, que contribuem para a maior motilidade intestinal, e para a manutenção da microbiota normal; altos índices de vitamina C, flavonoides e carotenoides também estão associados à prevenção de doenças estomacais, tais como o câncer de estômago.
- Prevenção de doenças cardiovasculares – a ingestão de frutas cítricas também está relacionada com a redução dos níveis de colesterol ‘ruim’, o LDL,e também de triglicérides. Desse modo, tais frutos contribuem para a prevenção de doenças cardíacas, como infarto, além de auxiliar na redução da pressão arterial.