Origem, benefícios e utilização da Castanha Portuguesa

Castanha Portuguesa (Castanea sativa) é uma planta de origem europeia, usada na ornamentação, alimentação e medicina popular.

Ela é conhecida por vários nomes tais como castanheira, castanheira-portuguesa, castanheiro, castanheiro-bravo, castanheiro-europeu, castinheiro, castiro e pinhão-doce.

A planta é  cultivada há mais de dois mil anos por suas nozes comestíveis, que faziam parte da alimentação europeia, mas atualmente são apreciadas apenas como uma iguaria.

Castanha Portuguesa

Catanha Portuguesa (foto https://www.botanicaplantnursery.co.uk/)

Descrição

A planta cresce em forma de árvore, que pode alcançar entre 20 a 30 m de altura, e possui grande valor ornamental. A copa é arredondada e o tronco é liso enquanto a planta é jovem; mas a medida que envelhece, torna-se fendido na superfície. As folhas são lanceoladas, com bordos denteados e veias salientes.

Produz flores masculinas e femininas. As masculinas são amareladas ou brancas e assemelham-se a pequenos rabos de gato. As femininas são menos numerosas e protegidas por espinhos.

Os frutos se apresentam em número de um a três, em forma de castanhas, que são guardadas por um invólucro espinhoso, conhecido por ouriço. A floração e a frutificação ocorre no outono. Propaga-se por sementes e mudas. Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento, mas se adapta a locais mais secos, quando a planta está na fase adulta.

Serve para quê?

Sua madeira é muito resistente e rica em tanino, sendo utilizada na indústria de móveis, couros, tonéis e na construção civil.

Os frutos são muito saborosos e apreciados em diversos pratos, cozidos, assados ou crus, por isso muito comum em receitas culinárias. Ele dão origem ainda à farinha, que é empregada em diversas preparações tais como bolos, biscoitos e pudins.

Castanha Portuguesa (foto http://www.plantsoftheworldonline.org/)

Na medicina popular, as folhas da planta são conhecidas por suas propriedades medicinais, por serem antifúngica, adstringente e antibacteriana; sendo usadas no combate a diarreia e problemas respiratórios. O florescimento exuberante da castanheira atrai muitas abelhas.

Onde encontrar?

Ela é comercializam em sites que vendem sementes e mudas de plantas e em feiras livres.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, benefícios e utilização da Castanha Portuguesa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.