Maracujá fruto repleto de benefícios para a saúde

Maracujá (Passiflora sp.) originado na América, conhecido pelos indígenas desde os tempos mais remotos; cujo nome de origem tupi, significa alimento em forma de cuia; além de ser conhecido também como flor da paixão.

As espécies mais conhecidas e difundidas no Brasil são Passiflora edulis Sims., o maracujá-roxo; Passiflora edulis f. flavicarpa Deg., o maracujá-amarelo, variedade oriunda do maracujá-roxo e o Passiflora alata Dryand., conhecido popularmente como maracujá-doce, maracujá-grande ou maracujá-mamão; e o Passiflora quadrangularis Linn., conhecida como maracujá-açu ou maracujá-melão.

Conheça o Maracujazeiro

A planta é uma trepadeira, que prefere clima tropical para seu desenvolvimento; além de rega constante e solo fértil. Suas folhas geralmente são arredondadas, mas pode variar de acordo com a espécie.

Produz flores grandes, vistosas, de coloração que pode variar de branco-esverdeada, alaranjada, vermelho ou arroxeada, de acordo com a espécie; e aparecem de dezembro a abril. Elas são polinizadas pelas mamangavas, mas são muito visitadas por abelhas, que se alimentam de seu néctar. Em locais que têm grandes plantações, a polinização é artificial, sendo realizada pelo homem.

Seu fruto, que aparece quase o ano todo, possui forma arredondada, com casca espessa de coloração verde, amarelada, alaranjada ou com manchas verde-claras, de acordo com a espécie.

Produz sementes achatadas, pretas e envolvidas por um arilo de textura gelatinosa, que possui coloração amarelada e translúcida. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades do Maracujá

Ele é rico em fibras, vitaminas A e C; além de sais minerais tais como cálcio, ferro, potássio e sódio. Apresenta as propriedades sedativa, antioxidante, anti-inflamatória e digestiva.

Benefícios do Maracujá

Suas folhas são usadas na medicina popular, em forma de chá, para garantia de uma boa noite de sono. O consumo do fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e no controle dos níveis da pressão arterial; além de ajudar na digestão e no bom funcionamento intestinal por causa de suas fibras.

Utilização do Maracujá

Ele é usado in natura, para preparação de sucos, caldas, sorvetes, bolos, pudins, pavês, cremes, tortas e variadas receitas culinárias.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em grandes lavouras comerciais, em quintais das casas de roça, feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. O extrato da planta é encontrado ainda em vários produtos farmacológicos para a saúde do sono.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses pode ser prejudiciais à saúde.

Flor do Maracujá

Flor do Maracujá

Maracujá

Maracujazeiro

Flor do Maracujá com Mamangava

Flor do Maracujá com Mamangava

Be the first to comment on "Maracujá fruto repleto de benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.