O abacaxi (Ananas comosus) é uma infrutescência tipicamente tropical, conhecida por ser símbolo do verão e um dos frutos mais apreciados no Brasil. Consumido tanto in natura, quanto em chás, sucos, ou em deliciosas receitas, como um gelado de abacaxi com hortelã; esse fruto faz parte da culinária brasileira de diversas formas não somente por seu sabor característico, mas também por ser rico em vitaminas e minerais essenciais à manutenção da boa saúde.
Descrição da espécie
O abacaxizeiro, cuja origem provavelmente está ligada à América do Sul, é uma planta perene, que se caracteriza por ser uma planta em cujo ápice está o fruto. Esses indivíduos possuem um sistema radicular não muito profundo, que chega a cerca de 15 centímetros de profundidade; e um caule que possui um comprimento médio de 25 a 30 centímetros. Suas folhas possuem serrilhas nas laterais e se caracterizam por uma grande quantidade de fibras esclerenquimáticas; o que as torna extremamente duras e resistentes. Seu comprimento pode chegar a mais de 1 metro, e sua disposição é espiralada ao redor do caule.
Por ser uma infrutescência do tipo Sorose, que é característica da família Bromeliaceae; o abacaxi é resultado da concrescência dos vários ovários das flores de uma inflorescência em um mesmo receptáculo. Desse modo, cada fruto é composto de mais de 100 frutículos, e no topo, brácteas estéreis formam o que é conhecido como coroa; a qual, após ser plantada, é capaz de originar um novo abacaxizeiro.
Benefícios do Abacaxi
O abacaxi é um fruto rico em vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, antioxidantes, ferro, fibras, e diversos outros compostos que, consumidos de modo apropriado, são extremamente benéficos à saúde. Confira abaixo alguns benefícios que o consumo desse fruto pode oferecer à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp- Fortalecimento do sistema imunológico – devido a sua alta concentração de vitamina C, e de antioxidantes, essa infrutescência contribui para o combate de radicais livres; auxiliando assim, na manutenção da boa saúde do organismo e da pele. Além disso, estudos indicam que seu consumo contribui para uma maior produção de leucócitos pelo organismo, os quais são as células de defesa, indispensáveis no combate a diversos patógenos.
- Ação anti-inflamatória – assim como os demais representantes da família Bromeliaceae, o abacaxi é rico em bromelina; uma substância com alto poder anti-inflamatório. Desse modo, o consumo desse fruto pode auxiliar no tratamento de doenças como artrite, e na recuperação pós exercício físico.
- Melhoria da saúde intestinal – por ser um alimento rico em fibras e água, é muito recomendado para pessoas que possuem dificuldade no processo digestivo. Além disso, a bromelina tem grande potencial sobre enzimas digestivas, contribuindo para o aumento de sua ação e, consequentemente, para a melhor digestão e funcionamento intestinal.
- Manutenção da saúde ocular – a vitamina A presente nesse fruto é uma grande aliada da saúde oftalmológica. Desse modo, estudos recentes indicam uma relação entre o consumo do abacaxi e a redução da degeneração macular, que pode gerar perda de visão em idades mais avançadas.
- Sensação de saciedade e emagrecimento – devido ao seu alto teor de fibras, de água, e de vitaminas do complexo B; o abacaxi é muito utilizado em dietas para emagrecimento por garantir saciedade por mais tempo; evitando a famosa vontade de comer doces ou de beliscar entre as refeições.
- Manutenção da saúde cardiovascular – a bromelina também se caracteriza por ser um composto que auxilia na absorção de proteínas; ao passo que a vitamina C tem grande influência na produção de colágeno pelo organismo. Desse modo, essa infrutescência auxilia na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos. Além disso, as fibras e o potássio contribuem fortemente para a redução do “colesterol ruim”, promovendo assim, a prevenção de doenças cardíacas.