Mexerica (Citrus reticulata), de origem incerta, mas acredita-se que é originária da Ásia; mas propagou-se em diversas regiões do planeta.
Ela pertence à família botânica das Rutáceas, que compreende mais de 900 espécies diferentes. Conhecida por vários nomes tais como laranja-mimosa, tangerina, mandarina, fuxiqueira e bergamota.
No Brasil, as variedades de tangerinas mais comuns são a Cravo, a Ponkan, a Mexerica-do-rio e a variedade híbrida, Murcote.
Cultivo da Mexerica
A planta pode alcançar até 4 metros de altura, prefere temperaturas mais quentes, mas tolera climas mais frios. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento. Propaga-se por mudas, enxertia e sementes.
O fruto, que aparece de abril a outubro, possui formato arredondado e vários gomos, que internamente possuem de uma a duas sementes. Quando madura, apresenta uma casca alaranjada, que se solta facilmente ao puxá-la.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades terapêuticas
É uma fruta rica em fibras, vitaminas A, do complexo B e C; além de uma quantidade razoável de sais minerais tais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, ferro e propriedades antioxidantes, anticancerígenas, cicatrizantes e anti-inflamatória.
Benefícios da Mexerica
Sua ingestão regular, com o bagaço, auxilia no bom funcionamento intestinal, além de prevenir o envelhecimento precoce, controlar a pressão arterial e ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Na medicina popular, o chá das folhas atua como calmante.
O óleo extraído da fruta possui propriedades cicatrizantes, além de manter a pele saudável e viçosa.
Utilização da Mexerica
Ela pode ser ingerida in natura, em saladas; na preparação de bolos, biscoitos, caldas, pães, tortas; além da fabricação de óleos essenciais utilizados na culinária e na cosmetologia.
Onde encontrar a Mexerica?
Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais, em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos e em grandes lavouras comerciais.
Era muito comum, em tempos de escola, as crianças que iam a pé, pegar mexerica dos pomares dos vizinhos para matarem a fome, até chegarem em suas casas para o almoço ou jantar.
Os chás à base de plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico; e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp