Mexerica fruta saudável e fácil de descascar

Mexerica (Citrus reticulata), de origem incerta, mas acredita-se que é originária da Ásia; mas propagou-se em diversas regiões do planeta.

Ela pertence à família botânica das Rutáceas, que compreende mais de 900 espécies diferentes. Conhecida por vários nomes tais como laranja-mimosa, tangerina, mandarina, fuxiqueira e bergamota.

No Brasil, as variedades de tangerinas mais comuns são a Cravo, a Ponkan, a Mexerica-do-rio e a variedade híbrida, Murcote.

Cultivo da Mexerica

A planta pode alcançar até 4 metros de altura, prefere temperaturas mais quentes, mas tolera climas mais frios. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento. Propaga-se por mudas, enxertia e sementes.

O fruto, que aparece de abril a outubro, possui  formato arredondado e vários gomos, que internamente possuem de uma a duas sementes. Quando madura, apresenta uma casca alaranjada, que se solta facilmente ao puxá-la.

Propriedades da Mexerica

É uma fruta rica em fibras, vitaminas A, do complexo B e C; além de uma quantidade razoável de sais minerais tais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, ferro e propriedades antioxidantes, anticancerígenas, cicatrizantes e anti-inflamatória.

Benefícios da Mexerica

Sua ingestão regular, com o bagaço, auxilia no bom funcionamento intestinal, além de prevenir o envelhecimento precoce, controlar a pressão arterial e ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.  Na medicina popular, o chá das folhas atua como calmante.

O óleo extraído da fruta possui propriedades cicatrizantes, além de manter a pele saudável e viçosa.

Utilização da Mexerica

Ela pode ser ingerida in natura, em saladas; na preparação de bolos, biscoitos, caldas, pães, tortas; além da fabricação de óleos essenciais utilizados na culinária e na cosmetologia.

Onde encontrar a Mexerica?

Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais, em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos e em grandes lavouras comerciais.

Era muito comum, em tempos de escola, as crianças que iam a pé, pegar mexerica dos pomares dos vizinhos para matarem a fome, até chegarem em suas casas para o almoço ou jantar.

Os chás à base de plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico; e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Mexerica

Mexerica

Mexerica

Mexerica

Mexerica

Mexerica

Be the first to comment on "Mexerica fruta saudável e fácil de descascar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.