Qual a importância da Vitamina C para a saúde?

A vitamina C, assim como as vitaminas do complexo B, faz parte do grupo das hidrossolúveis, ou seja, vitaminas que são solúveis em água. Ao contrário das vitaminas A, D, E e K, o ácido ascórbico, como também é conhecida, não é armazenada no fígado; fato que já ocorre nas vitaminas lipossolúveis. Além de ter um papel fundamental na melhora do sistema imunológico, possui grande influência na formação de vasos sanguíneos; e em diversos processos fundamentais à manutenção da saúde do organismo. Confira os benefícios da ingestão do ácido ascórbico.

Fontes de vitamina C (foto: https://hospitalamericagoiania.com.br/vitamina-c-conheca-as-principais-fontes/)

Para que serve a vitamina C?

  • Contribui para o aumento da imunidade – essa vitamina possui grande contribuição no fortalecimento do sistema imunológico, de modo que auxilia no aumento da produção das células de defesa, os glóbulos brancos; além disso, há pesquisas que evidenciam a relação entre o ácido ascórbico e o aumento da produção de anticorpos. Desse modo, esses dois fatores integrados promovem o fortalecimento do sistema imunológico e, consequentemente, o aumento da imunidade.
  • Aumento do armazenamento de ferro – a vitamina C é um composto ideal para pessoas que possuem baixo nível de ferro no sangue. Isso porque ela age de forma a promover o aumento da absorção e do armazenamento desse mineral, principalmente de origem vegetal.
  • Previne o envelhecimento precoce – assim como a vitamina E, o ácido ascórbico possui ação antioxidante, combatendo, assim, a presença de radicais livres no corpo; os quais afetam diretamente a saúde da pele. Além disso, a vitamina C é essencial para a produção de colágeno pelo corpo; proteína de grande importância para a manutenção da saúde da pele.
  • Prevenção de doenças oftalmológicas – esse nutriente é de grande importância para a manutenção da saúde da retina, de modo que contribui para a prevenção de doenças oculares originadas com o envelhecimento, como, por exemplo, a catarata.
  • Manutenção da saúde óssea e cardiovascular – sabe-se que essa vitamina contribui para a produção de colágeno, proteína indispensável à manutenção da saúde da pele; todavia, essa proteína também é de grande importância para o bom desenvolvimento e para a manutenção dos ossos, tendões, dentes, músculos e até mesmo vasos sanguíneos.
  • Ação antioxidante – essa vitamina com sua ação antioxidante tem como função combater os radicais livres, os quais trazem malefícios para as células do corpo. Além dessa ação ser de grande importância para a manutenção da saúde da pele, evita doenças degenerativas que têm seu surgimento associado à idade, mas também de doenças mais graves, como o câncer.

    Vitamina C (foto: https://alavoura.com.br)

  • Combate a resfriados – sabe-se que essa vitamina é de grande importância para a manutenção do sistema imunológico; como consequência disso, estudos indicam que, em caso de gripes e resfriados, os níveis de vitamina C no organismo estão baixos; desse modo, caso haja suplementação até os níveis adequados, os sintomas são reduzidos e a prevenção pode ocorrer mais eficientemente.

Deficiência de ácido ascórbico

A deficiência da vitamina C gera uma doença chamada escorbuto, que além de ser caracterizada pela inflamação e sangramento de gengivas; causa problemas nas articulações, nos dentes, e hemorragias. Outras complicações relacionadas à carência do ácido ascórbico estão relacionadas ao sistema imunológico enfraquecido; de modo que os resfriados e gripes tornam-se frequentes.

Fontes de Vitamina C

Esse composto é bastante encontrado em frutas e vegetais, principalmente em frutas cítricas. Todavia, pode ser encontrado nos seguintes alimentos: kiwi, acerola, camu-camu, goiaba, brócolis, laranja, pimentão, goji berry, morango, caju, repolho, espinafre, abacaxi…

Ressalta-se que, para suplementação, deve-se procurar um profissional da área para acompanhar o tratamento.

Be the first to comment on "Qual a importância da Vitamina C para a saúde?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.