Origem e aplicação do Kiwi na saúde e na culinária

Rate this post

Kiwi (Actinidia deliciosa) é originado das montanhas da China, mas é encontrado em quase todos os continentes do planeta, além de conquistar adeptos por causa de seu sabor.

Descrição

A espécie é uma planta dioica, em forma de arbusto, que apresenta flores pistiladas e estaminadas em plantas diferentes, e que chamam atenção pela beleza e atraem variados insetos.

Kiwi (foto https://plantasflores.net/actinidia-deliciosa-cv/)

Ela habita encostas de montanhas em áreas relativamente úmidas, sombreadas ou semi-sombreadas; especialmente ao longo de riachos, sob a copa das árvores, ou na borda da floresta, ou ainda em clareiras de florestas mistas.

Os frutos são denominados bagas e possuem de 1.000 a 1.400 sementes. São recobertas de pelos finos, de cor verde brilhante, devido a presença de clorofila.

De acordo com a variedade, apresentam tamanho, forma, sabor e consistência diferentes. As sementes são pequenas, elipsoides, rugosas e distribuídas em duas linhas radiais. Propaga-se por sementes e mudas.

Serve para quê?

Os frutos são consumidos in natura, em sucos, saladas de frutas, em batidas com cachaça e na fabricação de vinho; além de enfeitar variadas criações culinárias.

Kiwi (foto https://plantasflores.net/actinidia-deliciosa-cv/)

Os frutos são ricos em vitaminas C, E e K, fibras e propriedades antioxidantes e digestiva; portanto, seu consumo moderado, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

Na medicina popular, os frutos, caules e raízes apresentam propriedades diuréticas, febrífugas e sedativas. São usados para ajudar no tratamento de pedras no trato urinário, artralgia reumatoide, câncer de fígado e esôfago.

Onde encontrar?

A planta é amplamente cultivada, tanto comercialmente quanto em jardins, por sua fruta comestível, que é comercializada internacionalmente.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Ele é encontrado em feiras livres, mercados e comercializado em sites, que vendem sementes e mudas de plantas.

Be the first to comment on "Origem e aplicação do Kiwi na saúde e na culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.