Tamarindo desde a antiguidade oferecendo diversos nutrientes para a saúde

Tamarindo (Tamarindus indica L) originário da Ásia, especificamente da Índia; onde é conhecido desde os tempos mais remotos, como amuleto para más influências e para os temíveis inimigos.

Os árabes o denominavam de Tamr Al-Hindi, ou Tâmara da Índia, desde a Idade Média; época que ficou conhecido na região.

Conheça o Tamarindeiro

É uma árvore de grande porte, que pode atingir até 30 metros de altura, pouco exigente em relação ao solo e temperatura, sendo encontrada em vários países e continentes.

Produz flores brancas ou rosadas, que são visitadas por abelhas. Seu frutos, de cor marrom, possui forma de vagem e comprimento de até 17 cm. É composto de várias sementes envolvidas em polpa  suculenta, que apresenta sabor agridoce. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades do Tamarindo

Ele é rico em fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas B e C; além dos sais minerais tais como o cálcio, magnésio, potássio, manganês, ferro, cobre, zinco e sódio. Possui diversas propriedades que são adstringente, laxante, anti-séptica, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante.

Seu consumo regular auxilia no funcionamento intestinal; na prevenção do envelhecimento precoce; no fortalecimento do sistema imunológico; na saúde do coração e das artérias.

Utilização do Tamarindo

O fruto que possui sabor refrescante, ácido e adstringente é conhecido e muito utilizado para fabricação de balas, sucos, picolés, licores e sorvetes. Sua polpa é utilizada como tempero, na preparação de cremes e diversos molhos na culinária de vários países.

A árvore é usada na arborização de praças, jardins e parques, pois oferece excelente sombra, além de ser muito bela.

Sua madeira de boa qualidade, é utilizada para construção civil, embora difícil de trabalhar pela sua dureza para serras e pregos.

Na medicina popular, suas folhas são empregadas para cicatrização de feridas e alívio das terríveis hemorroidas.

A planta é uma fonte de madeira, de fruta, de sementes, de forragem animal, de extratos medicinais e de potenciais componentes para a farmacologia e cosmetologia.

Onde encontrar o Tamarindo?

Ele é encontrado em casas de roça, em pomares frutíferos, em plantações comerciais de larga escala, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Na roça, era muito comum as crianças subirem no Tamarindeiro, colher seus frutos e se deliciarem com seu azedo-doce, que muitas vezes provocava diarreia, pela excesso de consumo da fruta.

Tamarindo

Tamarindo

Tamarindo

Tamarindo

Be the first to comment on "Tamarindo desde a antiguidade oferecendo diversos nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.