Uva desde a antiguidade trazendo benefícios para a saúde

5 (100%) 1 vote

Uva (Vitis vinifera L) é o fruto da videira; cultivada por vários povos desde a antiguidade e remonta há mais de 300 mil anos, em terrenos fósseis na Groelândia.

A dispersão da planta na Idade Medieval se deu pelos etruscos, fenícios e bárbaros. Mas foram os romamos que manifestaram maior interesse pela planta e aperfeiçoou as técnicas vitivinícolas.

Conheça a Videira

A planta apresenta troncos retorcidos, folhas e flores esverdeadas, prefere solos férteis e rega constante sem encharcamento, mas tolera bem pequenos períodos de estiagem. Suas flores são polinizadas por insetos ou pássaros. Os frutos em forma de cacho variam de tamanho, quantidade de bagas e coloração, de acordo com a espécie da planta.

Como a Videira chegou ao Brasil?

No Brasil,  por volta de 1532, a videira foi introduzida por Martim Afonso de Souza, na Capitania de São Vicente, hoje São Paulo.

Em 1535 ela foi introduzida na Bahia e Pernambuco. Brás Cubas, em 1551, produziu o primeiro vinho em território brasileiro, no Planalto de Piratininga, atualmente São Paulo.

Atualmente a Serra Gaúcha é a maior produtora de uva no Brasil, sendo responsável por um dos melhores vinhos e espumantes, que são comercializados para outros países. As variedades mais usadas são Vitis vinifera pela Vitis labrusca, que se adaptaram ao clima e às terras da região.

Na Serra Gaúcha há o Vale dos Vinhedos, local de plantação de uvas e fabricação de vinhos; que recebe milhares de visitantes para degustação e acompanhamento do processo de plantação e fabricação de sucos e vinhos.

Benefícios da Uva

Ela é rica em vitaminas B, C, K, E, fibras, antioxidantes e sais minerais tais como ferro, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e zinco. Ela apresenta propriedades laxante, diurética, digestiva, alcalinizante e energética.

A ingestão da fruta auxilia no funcionamento intestinal; no fortalecimento do sistema imunológico; na prevenção do envelhecimento precoce; para a saúde dos olhos, do coração e da pele.

Utilização da Uva

Ela é usada na fabricação de vinhos, espumantes, sucos, vinagre, molhos, saladas, caldas, tortas, bolos, cremes, sorvetes, picolés, geleias, compotas e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar.

O óleo extraído da semente da uva é utilizado para várias finalidades; e para fabricação de diversos produtos da cosmetologia para auxilar a saúde da pele, do cabelo, em massagens e aromaterapia.

Onde encontrar a videira?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em grandes plantações comerciais, principalmente no sul do Brasil, em mercados municipais, feiras livres e sites que vendem sementes e mudas de plantas.

Uva

Uva

Parreira de uvas

Uva

Uva

Videira

Be the first to comment on "Uva desde a antiguidade trazendo benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.