10 Benefícios do Cupuaçu para a saúde

5 (100%) 1 vote

Cupuaçu (Theobroma grandiflorum) nativo da Amazônia Brasileira, que pertence à mesma família do cacau; é um fruto muito popular no estado do Pará, principalmente em Belém e Presidente Figueiredo.

Conheça o Cupuaçu

O cupuaçuzeiro possui habitat exclusivo na Floresta pluvial Amazônica, atingindo até 15 metros de altura e 35 cm de diâmetro; mas possui fácil adaptação em qualquer tipo de solo e pode ser cultivado em outras regiões.

Cupuaçu (foto //www.flickr.com/)

Cupuaçu (foto //www.flickr.com/)

Possui folhas grandes e largas; suas flores possuem coloração, que variam do creme ao púrpuro e são polinizadas por abelhas.

Seu fruto tipo baga, possui casca dura, lisa, de cor marrom e pesa até 1,5 kg. Ele aparece de setembro a dezembro, dependendo da região, com polpa adocicada e cheiro agradável. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades do Cupuaçu

É rico em fibras, vitaminas A, B, C e sais minerais tais como cálcio, fósforo e selênio. Possui propriedades antioxidantes, diurética, anti-inflamatória e calmante. Seu consumo deve ser regular, em doses moderadas, para trazer benefícios. Confira na lista abaixo 10 benefícios do cupuaçu.

  • Auxilia na perda de peso e de gordura corporal;
  • Auxiliam o sistema gastrointestinal, devido às vitaminas e sais minerais;
  • Fonte de grande quantidade de energia, sendo usado em pré-treinos;
  • Combate inflamações e fadiga, devido sua propriedade anti-inflamatória;
  • Fonte rica de fibra, reduzindo a fome e garantindo a saciedade;
  • Reduz o nível de colesterol devido a presença de ácidos graxos;
  • Auxilia na prevenção do envelhecimento devido a presença de antioxidantes;
  • Auxilia na melhoria da memória e redução da fadiga;
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Melhora o sistema cardiovascular.

Utilização do cupuaçu

Sua sementes são torradas, moídas e usadas na fabricação do chocolate, que vem ganhando cada vez mais adeptos para consumo da iguaria, em vários países de vários continentes.

De sua polpa preparam-se sucos, sorvetes, picolés, doces, tortas, bolos, licores, aguardantes, mousses, pavês, compotas, doces de colher, cristalizados; além do famoso bombom, que é amplamente comercializado, principalmente na região norte do Brasil.

Ele pode ser consumido in natura ou em diversas preparações culinárias, pois o fruto tem conquistado o paladar dos brasileiros e compõe várias receitas.

Ele é usado pela cosmetologia, na produção de cosméticos, apresentando efeito de protetor solar, protegendo a pele do cancro e de outras doenças características.

Suas folhas são usadas na medicina popular, pois possuem ação calmante e aliviam os sintomas da bronquite e infecções renais.

Cupuaçu (foto //produto.mercadolivre.com.br)

Cupuaçu (foto //produto.mercadolivre.com.br)

Sua casca é empregada como adubo, ou aplicada na geração de energia sustentável, por um projeto que utiliza a casca como fonte de biomassa para produzir energia; que está em desenvolvimento em uma comunidade do Amazonas.

Onde encontrar o Cupuaçu?

Ele é encontrado também nos estados da região nordeste, em plantações comerciais na região sudeste, em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

2 Comments on "10 Benefícios do Cupuaçu para a saúde"

  1. Octavio Nogueira | 8 de abril de 2019 at 16:28 | Responder

    Boa tarde.
    A primeira foto é de kiwi.
    Abraços

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.