Acerola, pequena e poderosa para a saúde

Acerola (Malpighia sp.) originada das Antilhas, espalhou-se por toda a América, sendo muito popular no Brasil, em diversas regiões.

Ela é conhecida também por outros nomes tais como cerejeira-das-antilhas, cerejeira-de-barbados, cerejeira-do-Pará e azerola.

Ela chegou ao Brasil na década de 1950 pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mas somente no início dos anos 1980 foi explorada comercialmente, devido ao crescimento das exportações para países da Europa, Japão e Estados Unidos.

Conheça a Aceroleira

É uma planta de baixo porte, que pode alcançar até 5 metros de altura. Pouco exigente em relação ao solo e à frequência de rega. Produz flores que são muito visitadas por abelhas.

Seus frutos são pequenos, se assemelham a uma pitanga e ficam avermelhados quando amadurecem. Possui polpa ácida, que varia do laranja ao avermelhado. Produz sementes grandes. Propaga-se pelas sementes ou mudas. A taxa de germinação das sementes, contudo, é baixa. Se a planta se adaptar bem na região, poderá frutificar até três vezes ao ano. Ela adapta-se bem em vasos e canteiros.

Existem aproximadamente 42 variedades de acerola que são cultivadas no Brasil. As principais são: Apodi (BRS 235); Cabocla; Cereja (BRS 236); Frutacor (BRS 238); Okinawa; Olivier; Roxinha (BRS 237); Rubra e Sertaneja (BRS 152).

Propriedades da Acerola

Ela é rica em fibras, vitaminas A, B e C e diversos sais minerais tais como cálcio, potássio, magnésio, ferro e fósforo. Ela possui propriedades antioxidantes, hipoglicemiante, cicatrizante, anti-inflamatória, anticancerígena e antidepressiva.

Benefícios da Acerola

Consumida regularmente ela auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na regulação da insulina sanguínea e na saúde intestinal e da pele.

Utilização da Acerola

Ela é consumida in natura, em sorvetes, picolés, em polpa, em sucos, vitaminas, geleias e em inúmeros molhos que acompanham diversas receitas culinárias.

Onde encontrar a acerola?

Ela é encontrada em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais, na preparação de variados cosméticos para a pele e cabelos; e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Acerola

Acerola (Foto: Evandro Marques)

Acerola

Acerola (Foto: Evandro Marques)

Be the first to comment on "Acerola, pequena e poderosa para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.