Para a manutenção de uma boa saúde, além da prática regular de exercícios físicos, é necessário uma boa alimentação repleta de vitaminas e minerais. Dentre estes, um dos mais comuns é o ferro, um mineral bastante consumido entre a população brasileira, cujos benefícios vão muito além da prevenção da anemia. Confira a seguir quais são os principais benefícios da ingestão desse mineral, e quais são as suas principais fontes.
Benefícios da ingestão de Ferro
- Prevenção de anemia – por ser um componente importante da hemoglobina, molécula integrante das hemácias (células vermelhas do sangue), a ausência de ferro está relacionada à redução da produção destas células; o que é caracterizado como um quadro de anemia. Vale ressaltar que os grupos com maior risco são crianças, gestantes e idosos.
- Manutenção da saúde muscular – o ferro também está intimamente ligado à produção de mioglobina, uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio para as células musculares; o que é indispensável às contrações musculares, evitando episódios de fraqueza e cansaço muscular. Além disso, o coração também é um músculo, de modo que a ingestão desse mineral é indispensável à manutenção da saúde cardiovascular.
- Auxilia na oxigenação – pelo fato de o consumo de ferro estar associado à hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio no nosso organismo; esse mineral auxilia na oxigenação do corpo como um todo. Desse modo, há a contribuição para o bom funcionamento das funções cerebrais, alívio do cansaço, além de proteção dos grupos musculares.
- Redução de sintomas da TPM – uma doença enfrentada por muitas mulheres consiste na tensão pré menstrual, também conhecida como TPM, em que a mulher apresenta diversos sintomas antes da chegada da menstruação. E uma das formas de aliviar esses sintomas é através da inserção desse mineral na alimentação, visto que ele auxilia a reduzir quadros de instabilidade emocional, cansaço e estresse típicos desse período.
- Manutenção de uma gravidez saudável – como já mencionado, esse mineral é de extrema importância para a oxigenação do organismo como um todo. Desse modo, gestantes devem ter acompanhamento médico para uma possível suplementação de ferro, que é fundamental para a saúde da mãe e do bebê em desenvolvimento.
- Aumento da imunidade – assim como a vitamina C, o ferro é um grande aliado na manutenção da imunidade, auxiliando na prevenção de diversas doenças, como a gripe.
Principais fontes do mineral Ferro
Dentre as principais fontes desse mineral, podemos citar espinafre, salsa, semente de girassol, couve, carne vermelha, beterraba, tomate, leguminosas como o feijão e a lentilha, rúcula, pistache, dentre outros diversos alimentos.
Orientações
Vale ressaltar ainda que, embora a deficiência desse nutriente cause diversos malefícios à saúde, seu excesso também pode trazer diversos prejuízos. Desse modo, procure sempre a ajuda de um nutricionista ou médico para ter conhecimento sobre sua necessidade de suplementação ou não desse mineral.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp