Origem e propriedades do Tomate, fruto comum no cotidiano brasileiro

Rate this post

O tomate (Solanum lycopersicum), também conhecido como tomate italiano, ou tomate caqui, é um dos frutos mais consumidos nas mesas brasileiras. Além de ter uma grande importância nutricional, principalmente em dietas que visam o emagrecimento; esse fruto também é recomendado por suas propriedades terapêuticas e pelo grande número de vitaminas. Mas, além disso, sua utilização também se dá em diversas receitas para realçar o sabor dos pratos, como uma boa e velha pizza, ou um delicioso empadão de frango; ou simplesmente como acompanhamento de uma salada.

Tomate (foto: https://www.tuasaude.com/beneficios-do-tomate/)

Origem e cultivo

Ao contrário do que é bastante difundido, o tomate não se originou da Itália, onde é muito consumido em molhos e em massas; ou da Europa. Mas sim da América, tendo sido cultivado inicialmente na região dos Andes; que engloba tanto o Equador, o Peru e o Chile. Foi somente no século XVI que os europeus conheceram esse fruto, que se tornou bastante popular na Itália, onde passou a ser chamado de pomo d’oro, ou pomo de ouro.

Essa planta pertence à família Solanaceae, à qual pertencem outros frutos bastante conhecidos, tais como: berinjela, jiló e pimenta. Normalmente é encontrada na forma de arbusto, e tem um crescimento ilimitado, que pode chegar a cerca de 10 metros. Vale ressaltar que a prática da estaquia é bastante recomendada para garantir que a planta permaneça ereta, e que os frutos não entrem em contato com o solo. Além disso, o tomateiro é uma planta que tolera bem diferentes condições climáticas; sendo que em climas mais amenos a produção pode ocorrer praticamente o ano todo.

Tomates (foto: https://www.diariodecanoas.com.br/cotidiano/abc_pra_voce/gourmet/2021/01/11/tomate–muito-alem-do-molho-e-da-salada.html)

Benefícios e propriedades do Tomate

O tomate é um alimento que se destaca por sua riqueza nutricional, e consequentemente, pelos benefícios que traz ao organismo de quem o ingere. Isso porque é um fruto rico em vitamina A, vitaminas do complexo B e em vitamina C; licopeno, que é uma substância antioxidante; além de minerais diversos, tais como fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Desse modo, alguns benefícios da ingestão desse fruto podem ser destacados.

  • Fortalecimento do sistema imunológico – em razão de ser um alimento rico em vitamina C, o tomate tem grande atuação no combate a radicais livres; que, além de serem responsáveis pelo envelhecimento precoce, contribuem para o aparecimento de doenças.
  • Regulação da pressão arterial – o potássio, mineral encontrado nesse fruto, possui grande influência no controle da pressão arterial; e também no controle de câimbras e fraqueza muscular nas atividades físicas.
  • Prevenção do envelhecimento precoce e de alguns tipos de câncer – além de ser rico em licopeno, o tomate é um fruto com bons níveis de carotenoides. Estes, além de auxiliarem na prevenção do envelhecimento precoce, contribuem também para a proteção contra algumas doenças cardiovasculares, uma vez que as fibras auxiliam no controle e redução do colesterol ruim; e para a prevenção principalmente do câncer de próstata.
  • Proteção solar – também em razão de seus bons níveis de licopeno, este antioxidante tem grande relação com a proteção da pele aos danos da exposição ao sol. Desse modo, a pele adquire maior resistência aos raios ultravioleta.
  • Fortalecimento dos ossos – o cálcio e o licopeno presentes no tomate contribuem para o fortalecimento dos ossos e para o aumento da massa óssea; de modo que possui grande influência ne prevenção de certas doenças, como a osteoporose.
  • Redução dos níveis de açúcar no sangue – por ser fonte do mineral cromo, é um grande aliado a pessoas diabéticas, contribuindo para a redução da glicemia; além de auxiliar também em dietas de redução de peso.

Vale ressaltar, contudo, que para a melhor absorção do licopeno, é interessante consumir o tomate cozido ao invés de sua forma crua.

Tomate (foto: https://guaiba.com.br/2018/04/28/tomate-menor-entrada-eleva-cotacao-no-atacado/)

Be the first to comment on "Origem e propriedades do Tomate, fruto comum no cotidiano brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.