Salsa herbácea repleta de nutrientes para a saúde

Salsa (Petroselinum crispum) herbácea originária do Mediterrâneo, conhecida pelos gregos desde a antiguidade por causa de seus  inúmeros nutrientes benéficos para a saúde.

Ela é nominada popularmente de salsinha, salsa-comum, salsa-vulgar e salsa-de-cheiro, sendo encontrada em várias regiões do planeta.

Conheça a Salsa

A herbácea possui ciclo bienal, atinge até 60 cm de altura, preferindo solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. A planta possui folhas abundantes, que exalam aroma intenso. Propaga-se por sementes ou mudas e geralmente é de rápido crescimento e fácil cultivo.

Ela divide-se em variedades que são a Green Pearl, Emerald, Gigante d’Itália e a Green River. As folhas, aroma e resistência dependem da variedade cultivada.

Propriedades da Salsa

Suas folhas e raízes são ricas em óleos essenciais, antioxidantes, vitaminas A, B1, B2, C, D e K, e sais minerais tais como cálcio e ferro.

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como aperiente, estimulante, diurética suave, emenagoga, digestiva, anti-inflamatória, anticancerígena e carminativa.

Ela é usada na medicina popular e ajuda na prevenção de hemorragia nasal, na saúde do estômago, para evitar flatulência; e problemas do fígado tais como cálculos, cólicas, icterícia e intoxicação. Protege a saúde dos rins e alivia cólicas menstruais. Ela auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e tumores cancerígenos.

Utilização da salsa

Ela é utilizada como condimento em diversas receitas culinárias, pois realça o sabor dos alimentos, em saladas, na preparação de diversos sucos detox e na medicina popular para alívio de diversos males.

Ela deverá ser ingerida preferencialmente in natura para conservação de seus variados nutrientes benéficos à saúde do organismo.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Salsinha

Salsa

Be the first to comment on "Salsa herbácea repleta de nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.