Propriedades medicinais, aplicação e cultivo da Couve

Couve (Brassica oleracea var. acephala) é originada da região do Mediterrâneo, sendo cultivada há milhares de anos e presente na alimentação de quase todas as regiões do planeta. A hortaliça é do mesmo gênero da Couve ornamental e da Couve de Bruxelas.

Descrição

A hortaliça possui ciclo anual e pode atingir até dois metros de altura, é arbustiva e apresenta caule vertical, que sempre emite novas folhas, em seu ápice, e não forma cabeça.

Couve

Couve (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

As folhas possuem pecíolo longo, são grandes, arredondadas e contêm superfície lisa ou ondulada e bordas não recortadas. Apresenta coloração verde-clara a verde-escura, coberta por fina camada de cera, que pode ser maior ou menor quantidade, em função de suas variedades.

Elas são polinizadas por abelhas e os cultivares mais conhecidos são a Manteiga, Manteiga HS-20, Mineria HS-350, Portuguesa, Tronchuda, Champion e Geórgia.

Possui fácil cultivo sendo encontrada em hortas domésticas, jardineiras e canteiros. Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Com mais de um ano de idade encontra-se em plena produção de folhas.

Propriedades medicinais

A hortaliça é rica em fibras, vitaminas A, B, C, K e do complexo B; além de aminoácidos e propriedades digestiva, antioxidante e anticancerígena. Apresenta ainda diversos sais minerais tais como enxofre, iodo, cobre, cálcio, potássio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco.

Serve para quê?

Couve

Couve (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Amplamente utilizada na culinária, na forma crua ou afogada, em sopas, saladas e mingaus; além de servir para a preparação de sucos detox. Ela é um dos principais acompanhamentos da feijoada, comida amada pelos brasileiros; além de ser ingrediente do popular caldo verde.

Seu consumo regular auxilia no fortalecimento imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde intestinal, da pele e dos olhos; além de ajudar em dietas de perda de peso, por ser pouco calórica.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em hortas domésticas, canteiros, feiras livres, mercados municipais e jardins suspensos de pequenos apartamentos.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais, aplicação e cultivo da Couve"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.