Origem do Quentão, uma das bebidas tradicionais das festas juninas

Uma das bebidas mais tradicionais das festas juninas é o quentão, que é feita à base de cachaça, e cai muito bem com as comidas típicas desse período tão aguardado no ano.

De sabor mais adocicado, o quentão, como o próprio nome sugere, foi um modo encontrado pelos mais antigos de esquentar o corpo do frio do inverno; época do ano em que ocorrem as festas típicas.

Quentão (imagem: Canva)

Quentão (imagem: Canva)

Origem do Quentão

Assim como a maioria das comidas típicas, tais como o quindim, a canjica doce e a pipoca, por exemplo; a origem do quentão também é um pouco incerta, e dá asas à imaginação. Isso porque, embora a festa junina seja uma forma de homenagear São Pedro, Santo Antônio e São João; e que foi trazida pelos imigrantes, no início da colonização do país; mas há relatos de que a bebida é de origem brasileira.

Desse modo, acredita-se que sua origem seja no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, quando os moradores locais decidiram adicionar algumas especiarias, à cachaça, para ajudar a espantar o frio durante as festividades do mês de junho. E quentão, é um nome bem sugestivo, de origem caipira, e que designa muito bem a real característica dessa bebia (em todos os sentidos).

Embora originalmente preparado com cachaça, gengibre e especiarias; a receita foi se modificando com o passar dos anos; de modo que houve a incorporação de outros ingredientes, tais como vinho, frutas, marshmallow, açúcar e canela. Vale lembrar também que a cana-de-açúcar, no início da colonização do país, era um dos produtos mais disponíveis no território; o que se acredita ter contribuído para a criação do quentão.

Os sabores da bebida

A cachaça, que é a principal matéria prima do quentão, ganha um espaço especial no paladar da bebida por conta disso; o que faz com que, os mais experientes no preparo da bebida não recomendem cachaças de baixa qualidade para o preparo do quentão, devendo estas serem de alta qualidade.

Além disso, há, atualmente, diferentes tipos da bebida que são encontrados no país. Desse modo, além dos sabores tradicionais, há quentões preparados com abacaxi, limão e outras frutas deliciosas que podem variar com a criatividade do cozinheiro.

A origem do quentão (imagem: Canva)

Receita do Quentão tradicional

Ingredientes

  • 1 litro de cachaça de boa procedência
  • 600 ml de água
  • 500 gramas de açúcar
  • 1/2 xícara de gengibre em fatias
  • 3 pedaços de canela em pau
  • 10 cravos da índia

Vale ressaltar que a receita pode variar de acordo com o gosto do consumidor, podendo haver a adição de maior ou menor quantidade de certos ingredientes.

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o açúcar e deixe derreter até formar um caramelo; e vá acrescentando as especiarias de sua preferência. Em seguida, adicione a água, deixando ferver por um período de cerca de 15 minutos. Logo após, acrescente a cachaça, e deixe ferver por mais 10 minutos. Deixe a bebida descansar e passe em uma peneira para retirar todos os sólidos, resultando somente no líquido que será consumido. Boa degustação!

1 Comment on "Origem do Quentão, uma das bebidas tradicionais das festas juninas"

  1. Muito legal. Temos cacau aqui e não sabíamos

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.