Quindim, doce cujas origens remontam à miscigenação brasileira

O quindim é um dos doces mais consumidos do Brasil, assim como o doce de leite e o Romeu e Julieta, e cuja origem tem muita história envolvida. Há quem diga que o doce tem origem africana, enquanto muitos acreditam que a receita é portuguesa; todavia, sabe-se que, ao contrário da maioria das receitas culinárias, essa sobremesa não surgiu de um acidente, mas de uma mistura que deu muito certo.

Origem do Quindim

Quindim (foto: https://www.receitasdatiaso.com/2011/10/quindim-tradicional-testado-e-aprovado.html)

Sua história começa lá em Portugal, nos conventos; quando, à época da colonização do Brasil, era muito comum que as freiras, da região de Leiria, usassem as claras para engomar os trajes. Contudo, a quantidade de gemas que sobrava era grande, e para não haver desperdício, algumas receitas foram criadas. Com isso, surgiu então a Brisa-do-lis, um doce à base de gemas, açúcar e amêndoas, que logo se tornou bastante popular no país.

Com a vinda dos portugueses, ainda na colonização do Brasil, tradicionalmente algumas de suas receitas preferidas eram reproduzidas aqui, pelas escravas africanas. No entanto, para a reprodução da Brisa-de-lis, surgiram alguns imprevistos, sendo o principal, a dificuldade na obtenção de amêndoas. Estas eram muito difíceis de serem encontradas no país, e seu custo de importação era muito elevado.

Desse modo, surgiu a necessidade de substituir o ingrediente, e uma das melhores opções foi o coco, palmeira muito abundante no território brasileiro. Com essa substituição, as escravas viram também a necessidade de dar um novo nome à Brisa-de-lis, já que não era mais o mesmo doce, tal como era em Portugal. A partir daí, foi dado o nome Quindim a essa iguaria, palavra que significa dengo, ou encanto. Sendo assim, a iguaria foi disseminada pelo Brasil e conquistou a população, fazendo com que seja um doce popular até hoje, principalmente no interior do país.

Receita de Quindim

Ingredientes

  • 12 gemas;
  • 500 gramas de açúcar;

    Quindão (foto: https://www.pinterest.pt/pin/638314947173394051/)

  • 2 colheres de sopa de margarina;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 200 gramas de coco ralado;
  • açúcar e margarina para untar.

Modo de Fazer

Em uma bacia, coloque o açúcar e a margarina, misturando bem; adicione as gemas e continue mexendo. Acrescente o leite de coco, o coco ralado e misture até formar uma mistura homogênea. Coloque a mistura nas forminhas untadas e leve ao forno em fogo baixo e em banho Maria por aproximadamente meia hora, ou até que o quindim esteja assado. Espere esfriar, desenforme e sirva.

Be the first to comment on "Quindim, doce cujas origens remontam à miscigenação brasileira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.