A pipoca é um alimento de grande popularidade no Brasil, seja como um lanche da tarde, ou para acompanhar um bom filme com um delicioso brigadeiro.
Comumente encontrada em salas de cinema, festas infantis e em diversas atividades cotidianas; sua origem desperta curiosidades; e sua versatilidade a torna um alimento ideal para ser servido em diversas ocasiões; seja na sua versão salgada; ou na sua versão doce, e até mesmo na versão gourmet. Mas, então? Qual é a origem da pipoca?
Origem da Pipoca
Embora sua origem seja bastante incerta, há indícios de que a pipoca seja consumida desde aproximadamente 3 mil anos antes de Cristo; inicialmente, por populações americanas. Isso porque, registros indicam que o milho de pipoca talvez tenha sido a primeira variedade de milho à qual os povos primitivos tiveram contato. E a partir daí, é bem provável que os nativos tenham descoberto que atirar o milho no fogo ou na areia quente, como era bem comum, promovia seu estouro, e originaria um alimento diferente.
Esse alimento, então, teria sido descrito pelos europeus ao chegarem à América; uma vez que observaram que os indígenas utilizavam o milho estourado tanto para se alimentar; quanto para enfeitar os cabelos. Todavia, vale ressaltar que, inicialmente, era comum colocar a espiga inteira para estourar; e, com a evolução da culinária, passaram a colocar somente os grãos sobre o fogo ou areia quente; e, por fim, os grãos em panelas de barro.
Desse modo, o fato de o milho estourar foi conhecido ao acaso; e ocorre devido à grande quantidade de água existente no grão. Esta, sob aquecimento, se expande e promove o estouro do milho da pipoca, originando esse aperitivo tão tradicional. O sucesso proveniente da curiosidade que a pipoca despertava contribuiu para que ela se difundisse primeiramente em circos e em feiras; posteriormente em cinemas; e atualmente em diversas ocasiões.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Curiosidades
Vale ressaltar que a pipoca foi um dos poucos alimentos acessíveis à maioria da população durante o período da Grande Depressão; o qual acometeu principalmente os Estados Unidos em 1929. Além disso, sabia que a pipoca de micro-ondas surgiu em decorrência da menor adesão das pessoas ao cinema? Isso mesmo! Com o surgimento e a popularização da televisão, o cinema foi deixado um pouco de lado e o consumo da pipoca tradicional reduziu. Com isso, e a facilidade da utilização do micro-ondas, sua versão para este equipamento foi produzida, e, literalmente estourou pelo mundo.
Hoje, além da versão tradicional, existe a doce, gourmet, com leite condensado, com caramelo, leite em pó, chocolate, amanteigada, e diversas outras versões para que todos possam se deliciar com esse aperitivo.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp