Origem da Pipoca, alimento que carrega sabor e curiosidade

A pipoca é um alimento de grande popularidade no Brasil, seja como um lanche da tarde, ou para acompanhar um bom filme com um delicioso brigadeiro. Comumente encontrada em salas de cinema, festas infantis e em diversas atividades cotidianas; sua origem desperta curiosidades; e sua versatilidade a torna um alimento ideal para ser servido em diversas ocasiões; seja na sua versão salgada; ou na sua versão doce, e até mesmo na versão gourmet. Mas, então? Qual é a origem da pipoca?

Pipoca (foto: https://www.soubh.com.br)

Origem da Pipoca

Embora sua origem seja bastante incerta, há indícios de que a pipoca seja consumida desde aproximadamente 3 mil anos antes de Cristo; inicialmente, por populações americanas. Isso porque, registros indicam que o milho de pipoca talvez tenha sido a primeira variedade de milho à qual os povos primitivos tiveram contato. E a partir daí, é bem provável que os nativos tenham descoberto que atirar o milho no fogo ou na areia quente, como era bem comum, promovia seu estouro, e originaria um alimento diferente.

Esse alimento, então, teria sido descrito pelos europeus ao chegarem à América; uma vez que observaram que os indígenas utilizavam o milho estourado tanto para se alimentar; quanto para enfeitar os cabelos. Todavia, vale ressaltar que, inicialmente, era comum colocar a espiga inteira para estourar; e, com a evolução da culinária, passaram a colocar somente os grãos sobre o fogo ou areia quente; e, por fim, os grãos em panelas de barro.

Desse modo, o fato de o milho estourar foi conhecido ao acaso; e ocorre devido à grande quantidade de água existente no grão. Esta, sob aquecimento, se expande e promove o estouro do milho da pipoca, originando esse aperitivo tão tradicional. O sucesso proveniente da curiosidade que a pipoca despertava contribuiu para que ela se difundisse primeiramente em circos e em feiras; posteriormente em cinemas; e atualmente em diversas ocasiões.

Curiosidades

Pipoca gourmet (foto: https://www.pnbonline.com.br/)

Vale ressaltar que a pipoca foi um dos poucos alimentos acessíveis à maioria da população durante o período da Grande Depressão; o qual acometeu principalmente os Estados Unidos em 1929. Além disso, sabia que a pipoca de micro-ondas surgiu em decorrência da menor adesão das pessoas ao cinema? Isso mesmo! Com o surgimento e a popularização da televisão, o cinema foi deixado um pouco de lado e o consumo da pipoca tradicional reduziu. Com isso, e a facilidade da utilização do micro-ondas, sua versão para este equipamento foi produzida, e, literalmente estourou pelo mundo.

Hoje, além da versão tradicional, existe a doce, gourmet, com leite condensado, com caramelo, leite em pó, chocolate, amanteigada, e diversas outras versões para que todos possam se deliciar com esse aperitivo.

Be the first to comment on "Origem da Pipoca, alimento que carrega sabor e curiosidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.