Cravo-da-índia desde a antiguidade oferecendo benefícios à saúde

Cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é uma planta de origem indiana; usada como especiaria, na medicina popular e na preparação de medicamentos.

A especiaria é utilizada há mais de 2000 anos e foi uma das estrelas da época das Grandes Navegações, nas quais os portugueses atravessavam os mares para buscar especiarias para comercialização no Ocidente.

Conheça o Cravo-da-índia

O craveiro é uma árvore de grande porte, atingindo até 15 metros de altura, possui vida longa, que pode alcançar até 100 anos. A planta tolera bem variados climas, mas prefere temperaturas que giram em torno de 25º C. Prefere solos ricos e nutrientes e rega constante, sem encharcamento.

Propaga-se por sementes ou mudas. Geralmente com cinco anos de idade ela começa a florescer. A colheita acontece quando os botões estão rosados, antes de sua abertura, pois eles que são usados pela indústria alimentícia e farmacêutica, após secagem.

Propriedades terapêuticas do cravo-da-índia

Ele possui variadas propriedades terapêuticas tais como digestiva, cicatrizante, anti-inflamatória, antibacteriana, analgésica, antifúngica, antisséptica, antioxidante e protetor das funções gástricas.

Utilização do cravo-da-índia

Ele é utilizado em diversas preparações culinárias tais como doces, compotas, picles, caldas, cremes, pavês e na ornamentação de variadas receitas e em temperos indianos tais como a garan masala.

Na medicina popular, ele é utilizado para melhora da digestão, para evitar flatulência, náuseas, diarreia, para aliviar dores de dente, bronquites, tosses, além de eliminar bactérias bucais e melhorar a halitose. Ele previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. Na indústria farmacêutica ele é usado para a preparação de variados medicamentos odontológicos.

No Brasil ele é utilizado em receitas doces, mas em outros países, ele faz parte de receitas salgadas e acompanha vários tipos de carne para realçar o sabor delas.

Ele é usado ainda em forma de chá para dietas de emagrecimento, pois ele acelera o metabolismo sendo considerado termogênico. Pode ser acrescido de águas aromatizadas para ingestão ao longo do dia.

Onde encontrar o cravo-da-índia?

Ele é encontrado em forma de árvores em algumas casas de roças, ou chácaras; em forma de especiaria, em feiras livres, mercados municipais e lojas que vendem temperos e condimentos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Cravo-da-Índia

Craveiro

Be the first to comment on "Cravo-da-índia desde a antiguidade oferecendo benefícios à saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.