A cachaça, conhecida como aguardente, água que passarinho não bebe, pinga e cagaça, é uma bebida tipicamente brasileira, mas não há registros exatos de seu surgimento.
Cachaça e sua origem
A origem mais provável dela, refere-se às técnicas de destilação no estado de Pernambuco, que no período colonial, foi o local que mais cultivou e produziu cana-de-açúcar e seus derivados, tais como rapadura e melado. A história remonta a um escravo, que trabalhava no engenho e deixou armazenada a “cagaça”, caldo esverdeado e escuro, que se forma durante a fervura do caldo da cana. O líquido fermentava naturalmente e, devido às mudanças de temperatura, evaporava, condensava e formava pequenos pingos nos tetos do engenho. Acredita-se que a nomenclatura “pinga” teria surgido dessa versão popular da origem da bebida.
A bebida era renegada e apreciada pelos escravos, que a tomavam para lutar a capoeira, ou para esquecer a vida sofrida que tinham nas novas terras e em suas senzalas.
Cachaça em outras terras
Levada para a Europa pelos comerciantes, a bebida caiu no gosto dos europeus, que fizeram a produção aumentar e chegou a ser usada como moeda de troca para compra de escravos.
A Coroa Portuguesa percebeu que a bebida enriquecia os comerciantes e poderia enfraquecer a economia dos portugueses. Nessa época o imposto relativo a bebida recebeu importante acréscimo, o que gerou a Revolta da Cachaça, por volta de 1660.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Outro episódio marcante foi que a Coroa Portuguesa percebeu que os negros ao tomarem a bebida ficavam mais valentes e revoltados; o que levou à proibição da fabricação e da ingestão da bebida pelos negros.
Decadência da Cachaça
Durante os séculos XV ao XVII, a cachaça reinou soberana, o que levou ao crescimento e multiplicação de engenhos, nos estados de São Paulo Rio de Janeiro e Minas.
Com o descobrimento do ouro nas Minas Gerais, a cachaça ficou relegada, pois a cultura de cana-de-açúcar entrou em decadência. A bebida passou a ser produzida em menores quantidades, comercializada e transportada em barris de madeira, que lhe conferia um sabor amadeirado, de onde surgiu o hábito de envelhecê-la em barris de madeira tais como carvalho.
Patrimônio Histórico e Cultural
A bebida passou a ser considerada como patrimônio histórico e cultural brasileiro e atualmente ela está espalhada em praticamente todas as regiões do País.
Ela possui produção artesanal e passa por processos muitos sofisticados para sua produção, o que lhe confere grande importância nacional e internacional.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp