Limão, fruta cítrica muito apreciada por seus benefícios à saúde

Rate this post

O limão é um dos mais famosos representantes dos frutos cítricos, grande grupo no qual se encontram a laranja, o abacaxi, a acerola, dentre outras deliciosas opções. Conhecido por sua enorme versatilidade, esse fruto é utilizado tanto em shots matinais, quanto como tempero para diversas saladas; ou ainda para a elaboração de diversas receitas, como bolo ou doces diversos.

Contudo, não é somente por sua grande aplicação na culinária que o limão é conhecido. Além de possuir um vasta gama de tipos, como o limão-cravo, limão-siciliano, limão-tahiti e limão-galego, por exemplo; há uma grande variedade de benefícios ocasionados pelo consumo equilibrado desse fruto cítrico, uma vez que é um alimento rico em vitaminas, como a vitamina C, fibras, e minerais diversos. Confira a seguir alguns dos principais benefícios que o limão pode trazer para sua saúde.

Limão (foto: https://www.spdm.org.br/)

Benefícios do consumo do limão

  • Fortalecimento do sistema imunológico – por ser um alimento rico em vitamina C, esse fruto tem grande contribuição na produção de glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo humano. Além disso, essa vitamina tem grande poder anti-inflamatório; de modo que permite a prevenção de diversas enfermidades.
  • Prevenção de doenças crônicas – além da vitamina C, o limão é rico em antioxidantes, que são responsáveis pelo combate a radicais livres; os quais estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer. Desse modo, com a neutralização dos radicais livres presentes no organismo, esse fruto contribui para prevenção de diversos tipos de câncer, além de auxiliar na manutenção da saúde da pele.
  • Manutenção da saúde cardiovascular – esse fruto cítrico é rico em potássio, um mineral que contribui para a redução e controle da pressão arterial. Além disso, a vitamina C está diretamente relacionada à manutenção da saúde dos vasos sanguíneos, auxiliando na prevenção de doenças como o infarto do miocárdio.
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino – em razão de ser um alimento com grande quantidade de fibras, o limão está fortemente relacionado à melhoria da saúde do intestino; haja vista que as fibras contribuem para a motilidade intestinal, evitando assim, a prisão de ventre, por exemplo. Além disso, esse fruto possui uma substância chamada de limoneno, que dentre outras ações, atua como anti-inflamatório e antimicrobiano; além de auxiliar na prevenção de úlceras.
  • Auxilia na prevenção de anemia – assim como a laranja, que é muito utilizada após o consumo de feijoada; o limão também contribui para a melhor absorção de ferro pelo organismo, em razão de ser rico em vitamina C. Desse modo, após o consumo de uma fonte vegetal rica em ferro, a ingestão desse fruto cítrico pode auxiliar na absorção do mineral ferro, e, consequentemente, evitar o surgimento de um quadro anêmico.
  • Contribui para o emagrecimento – além de ser rico em fibras, o que está intimamente relacionado ao aumento da saciedade; o limão também é um alimento com baixa caloria, sendo extremamente utilizado em dietas que visam a redução do peso corporal.
  • Atua como antisséptico e antimicrobiano – por ser um alimento rico em flavonoides, seu consumo também está relacionado ao controle de processos infecciosos principalmente na região mucosa, na garganta e nos órgãos abdominais. Além disso, auxilia na prevenção do aparecimento de acne, a qual se trata de um processo inflamatório que ocorre na pele.
  • Manutenção da saúde renal – sabe-se também que o limão é um alimento com alto poder diurético, de modo que contribui para um aumento dos níveis de urina, evitando possíveis infecções. Vale ressaltar também que, devido aos bons níveis de potássio e também de ácido cítrico, é um grande aliado na prevenção do surgimento de pedras nos rins.

Limão (foto: https://br.freepik.com/fotos-premium/feche-acima-do-limao-fresco-para-o-fundo-do-alimento_6608818.htm)

Be the first to comment on "Limão, fruta cítrica muito apreciada por seus benefícios à saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.