Quais são os benefícios da vitamina K para a saúde?

A vitamina K é uma vitamina do grupo das lipossolúveis, ou seja, aquelas cuja absorção pelo organismo depende da presença de gorduras. Também conhecida como filoquinona, essa substância é de grande importância para a saúde, assim como as outras lipossolúveis – A, D e E; e as hidrossolúveis – complexo B e C; mas destaca-se pela capacidade de auxiliar em processos como a coagulação sanguínea e na manutenção da saúde óssea.

Fontes de Vitamina K (foto: https://mercadobomsucesso.com/vitamina-k-o-que-e-e-beneficios/)

Essa vitamina pode ser encontrada de 3 diferentes formas: a forma chamada de filoquinona, na verdade refere-se à vitamina K1, que é encontrada e consumida através de vegetais; já a vitamina K2 recebe o nome de menaquinona, que, além de ser encontrada nos produtos de origem animal, como carne e leite, é produzida por bactérias da flora intestinal; a vitamina K3, por sua vez, é chamada de menadiona e refere-se à forma sintética, produzida em laboratório.

Para que serve a vitamina K?

  • Coagulação sanguínea – essa substância tem papel fundamental no processo de coagulação sanguínea, uma vez que auxilia no controle da produção de proteínas hepáticas de grande importância; tais como fatores de coagulação e protrombina. Desse modo, garante a produção adequada dessas substâncias, auxiliando a cicatrização de feridas e a coagulação de forma correta. Portanto, sabe-se que a deficiência nos níveis da vitamina K é um dos principais fatores para a ocorrência de hemorragias.
  • Manutenção da saúde óssea – assim como a vitamina D, que regula a absorção de cálcio no intestino, a vitamina K também se relaciona com esse mineral. Isso porque esse composto regula a fixação do cálcio em ossos e dentes, evitando assim doenças como a osteoporose.
  • Manutenção da saúde cardiovascular – além de atuar na fixação do cálcio, essa vitamina atua de modo a evitar a calcificação de artérias, veias e demais vasos sanguíneos; ou seja, a deposição de compostos de cálcio na parede desses vasos. Desse modo, auxilia na manutenção do sistema circulatório.

    Fontes de Vitamina K (foto: https://saude.umcomo.com.br/artigo/alimentos-ricos-em-vitamina-k-23438.html)

  • Saúde de bebês prematuros – sabe-se que recém-nascidos, principalmente bebês prematuros podem ter deficiência nessa vitamina; o que faz com que estejam expostos a uma maior risco de ocorrência de hemorragias. Desse modo, por ter um grande papel na coagulação sanguínea, age na saúde desses bebês, evitando complicações pós-parto.

Vale ressaltar que sua deficiência pode ser visualizada através da ocorrência de sangramentos e de hemorragias; além da perda da saúde óssea. Todavia, o diagnóstico deve ser feito por um profissional da área médica.

Fontes de vitamina K

Essa substância pode ser encontrada em diversas fontes, tanto de origem animal, quanto de origem vegetal, sendo principalmente em folhas verde escuras. Algumas das principais fontes dessa vitamina são: ovo, azeite, brócolis, espinafre, agrião, couve-flor, fígado de boi, nabo, alface, dentre outras.

Be the first to comment on "Quais são os benefícios da vitamina K para a saúde?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.