Ovo de galinha: sinônimo de versatilidade e de alimentação saudável

O ovo de galinha, alimento comum na mesa dos brasileiros, é uma opção cujo consumo se dá não somente pela saúde, mas também por sua versatilidade. Considerado por muitos um coringa na cozinha, o ovo de galinha é ingrediente de diversas receitas: desde o quindim, passando pelo delicioso bolo de milho, ao simples omelete. Além de ser muito versátil, possui preparo rápido e fácil, o que contribuiu para que seja um dos produtos mais frequentes na mesa dos brasileiros. Todavia, vale ressaltar que é um alimento que possui diversas vitaminas e nutrientes, e que traz diversos benefícios para quem o consome; sendo, portanto, um aliado à manutenção da saúde.

Quais os benefícios do consumo do ovo de galinha?

  • Prevenção do envelhecimento precoce – por ser um alimento rico em vitaminas A e E, e por possuir diversos nutrientes que possuem ação antioxidante, o ovo é um aliado no combate ao envelhecimento. Isso porque os antioxidantes agem no organismo combatendo radicais livres; os quais são moléculas reativas, que promovem danos celulares; como doenças degenerativas e morte celular.
  • Manutenção da saúde da pele, unhas e cabelo – por ser uma fonte de proteínas, o ovo contribui para a produção de colágeno pelo organismo; proteína indispensável à manutenção da pele, unhas e cabelo. Além disso, como é um alimento rico em vitaminas do complexo B, atua no fortalecimento dos fios e das unhas.
  • Aumento da saciedade – essa ação é bastante interessante para quem busca perder peso. Isso se dá pelo fato de, o aumento da saciedade promover a redução do apetite, o que evita o consumo exacerbado de alimentos, fator que promove o ganho de peso.
  • Atua no combate a doenças psicológicas – a clara do ovo, parte essencialmente proteica, apresenta grande quantidade de vitaminas do complexo B; as quais auxiliam no controle de transtornos como a ansiedade e a depressão, por agirem na manutenção da saúde do sistema nervoso.

Outros benefícios do ovo de galinha

  • Alimento super nutritivo – além de possuir diversas vitaminas, como A, D, E e K, possui diversas proteínas, minerais, ômega 3 e outros nutrientes indispensáveis à manutenção da saúde do organismo.
  • Manutenção da saúde oftalmológica – por ser uma fonte de vitamina A, que é aliada à manutenção da saúde dos olhos; o ovo atua na prevenção de doenças como a cegueira noturna, catarata e xeroftalmia.

    Ovo (foto: https://super.abril.com.br/)

  • Redução do colesterol e manutenção da saúde cardiovascular – por ser uma fonte de ômega 3 e de ácidos graxos poli-insaturados, o ovo de galinha é um aliado à manutenção da saúde do coração e dos vasos sanguíneos; uma vez que atua na redução do colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim. Seu consumo é indicado para pessoas que nunca apresentaram doenças cardíacas.
  • Manutenção da saúde de ossos e dentes – ao ser um alimento rico em vitamina D, cuja ação reflete no controle da absorção de cálcio pelo organismo; o ovo atua de modo a prevenir doenças como a osteoporose, além de auxiliar na manutenção da saúde dentária.
  • Auxilia no processo de hipertrofia – uma vez que a clara é uma fonte rica em proteínas; o ovo torna-se aliado no processo de manutenção da saúde  e fortalecimento dos músculos; sendo, portanto, ideal para quem busca ganho de massa muscular.

Vale ressaltar que esse alimento não deve ser consumido em excesso, devendo seu consumo ser indicado por um nutricionista.

Be the first to comment on "Ovo de galinha: sinônimo de versatilidade e de alimentação saudável"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.