Quais são os benefícios da vitamina D para o organismo?

A vitamina D é um hormônio do grupo dos esteroides, que não é produzido naturalmente pelo organismo, sendo necessário sua ativação pela luz solar. Conhecida principalmente por sua importância na saúde dos ossos, essa vitamina faz parte do grupo das vitaminas lipossolúveis; dentro do qual estão as vitaminas A, D, E e K. Isto significa que, ao contrário das hidrossolúveis, que necessitam de água para serem absorvidas no intestino; as lipossolúveis necessitam de gordura, a qual é obtida através da ingestão de alimentos.

Qual a importância da vitamina D para a saúde?

Fontes de vitamina D (foto: https://www.sanarsaude.com/blog/page/629)

  • Manutenção da saúde óssea – esse hormônio atua diretamente na saúde dos ossos pelo fato de atuar no controle dos níveis de cálcio e fósforo no organismo; portanto, age regulando a absorção desses minerais no intestino, o que contribui para o crescimento saudável e para a mineralização da matriz óssea.
  • Aumento da imunidade – a vitamina D também atua na prevenção de doenças por sua atuação junto ao sistema imunológico; uma vez que linfócitos, células responsáveis pela defesa do organismo, apresentam receptores para esse hormônio. Desse modo, ao serem fortalecidas as células defensoras do corpo, há o aumento da imunidade e a consequente prevenção do aparecimento de diversas doenças.
  • Saúde na gestação – estudos contemporâneos indicam que baixos níveis dessa vitamina nas gestantes causam sérios riscos; dentre eles, diabetes gestacional, hipertensão arterial, e até mesmo nascimento de bebês com baixa estatura e abaixo do peso normal. Assim, níveis adequados desse hormônio na gestação são necessários para a saúde da mãe e do feto.
  • Redução de sintomas da menopausa – sabe-se que, uma das consequências da menopausa consiste na redução do nível de cálcio nos ossos; o que faz com que as mulheres sejam mais expostas a doenças como a osteoporose. Sendo assim, como essa vitamina desempenha papel fundamental na absorção desse mineral no organismo; há uma maior prevenção de prejuízos ósseos durante esse período.
  • Manutenção da saúde dos músculos, como o coração – para que haja a contração muscular, o cálcio exerce um papel de grande importância; de modo que auxilia na movimentação das fibras proteicas que compõem os músculos, responsáveis pela contração. Como a vitamina D atua diretamente na absorção de cálcio no intestino, valores adequados desse hormônio atuam fortalecendo os músculos e favorecendo a ocorrência de contrações musculares. Desse modo, como o coração é um órgão muscular, sua contração, responsável pelo bombeamento de sangue para o organismo, é influenciada por essa vitamina.

Onde encontrar a vitamina D?

Fontes de vitamina D (foto: https://paolamachado.blogosfera.uol.com.br/)

Vale lembrar que não se adquire vitamina D do sol; esta é ativada no organismo em contato com a exposição solar. Portanto, cerca de 10 minutos por dia de exposição ao sol, seja caminhando ou realizando atividades ao ar livre, é uma boa maneira de manter os níveis de vitamina D adequados. Além disso, ela pode ser encontrada em alguns alimentos, como leite, bacalhau, ovo, feijão, queijo, fígado de boi e até mesmo em alguns cogumelos secos.

Deficiência e excesso dessa vitamina

Caso os níveis dessa vitamina não sejam adequados, algumas complicações podem ocorrer. Em caso de deficiência, o raquitismo, doença em que os ossos ficam moles e pode haver algumas deformações, principalmente na infância, é ocasionado; além de aumentar o risco a outras doenças devido à redução da imunidade.

Todavia, o excesso também é maligno, uma vez que pode ocorrer intoxicação do organismo por altos níveis de vitamina D. Desse modo, há náuseas, fraqueza, dentre outros sintomas.

Be the first to comment on "Quais são os benefícios da vitamina D para o organismo?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.