A vitamina D é um hormônio do grupo dos esteroides, que não é produzido naturalmente pelo organismo, sendo necessário sua ativação pela luz solar.
Conhecida principalmente por sua importância na saúde dos ossos, essa vitamina faz parte do grupo das vitaminas lipossolúveis; dentro do qual estão as vitaminas A, D, E e K. Isto significa que, ao contrário das hidrossolúveis, que necessitam de água para serem absorvidas no intestino; as lipossolúveis necessitam de gordura, a qual é obtida através da ingestão de alimentos.
Qual a importância da vitamina D para a saúde?
- Manutenção da saúde óssea – esse hormônio atua diretamente na saúde dos ossos pelo fato de atuar no controle dos níveis de cálcio e fósforo no organismo; portanto, age regulando a absorção desses minerais no intestino, o que contribui para o crescimento saudável e para a mineralização da matriz óssea.
- Aumento da imunidade – a vitamina D também atua na prevenção de doenças por sua atuação junto ao sistema imunológico; uma vez que linfócitos, células responsáveis pela defesa do organismo, apresentam receptores para esse hormônio. Desse modo, ao serem fortalecidas as células defensoras do corpo, há o aumento da imunidade e a consequente prevenção do aparecimento de diversas doenças.
- Saúde na gestação – estudos contemporâneos indicam que baixos níveis dessa vitamina nas gestantes causam sérios riscos; dentre eles, diabetes gestacional, hipertensão arterial, e até mesmo nascimento de bebês com baixa estatura e abaixo do peso normal. Assim, níveis adequados desse hormônio na gestação são necessários para a saúde da mãe e do feto.
- Redução de sintomas da menopausa – sabe-se que, uma das consequências da menopausa consiste na redução do nível de cálcio nos ossos; o que faz com que as mulheres sejam mais expostas a doenças como a osteoporose. Sendo assim, como essa vitamina desempenha papel fundamental na absorção desse mineral no organismo; há uma maior prevenção de prejuízos ósseos durante esse período.
- Manutenção da saúde dos músculos, como o coração – para que haja a contração muscular, o cálcio exerce um papel de grande importância; de modo que auxilia na movimentação das fibras proteicas que compõem os músculos, responsáveis pela contração. Como a vitamina D atua diretamente na absorção de cálcio no intestino, valores adequados desse hormônio atuam fortalecendo os músculos e favorecendo a ocorrência de contrações musculares. Desse modo, como o coração é um órgão muscular, sua contração, responsável pelo bombeamento de sangue para o organismo, é influenciada por essa vitamina.
Onde encontrar a vitamina D?
Vale lembrar que não se adquire vitamina D do sol; esta é ativada no organismo em contato com a exposição solar. Portanto, cerca de 10 minutos por dia de exposição ao sol, seja caminhando ou realizando atividades ao ar livre, é uma boa maneira de manter os níveis de vitamina D adequados. Além disso, ela pode ser encontrada em alguns alimentos, como leite, bacalhau, ovo, feijão, queijo, fígado de boi e até mesmo em alguns cogumelos secos.
Deficiência e excesso dessa vitamina
Caso os níveis dessa vitamina não sejam adequados, algumas complicações podem ocorrer. Em caso de deficiência, o raquitismo, doença em que os ossos ficam moles e pode haver algumas deformações, principalmente na infância, é ocasionado; além de aumentar o risco a outras doenças devido à redução da imunidade.
Todavia, o excesso também é maligno, uma vez que pode ocorrer intoxicação do organismo por altos níveis de vitamina D. Desse modo, há náuseas, fraqueza, dentre outros sintomas.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp