A origem do Azeite, um dos óleos mais consumidos pelos brasileiros

O azeite é um dos óleos mais utilizados na culinária, seja para a preparação de pratos diversos, ou para dar um toque especial em saladas; com seu aroma e sabor pronunciados. Esse óleo, que é extraído do fruto das oliveiras, ocupa um local de grande importância não somente na gastronomia, mas também na história; sendo considerado inclusive como um alimento sagrado.

Por isso, embarque na história e conheça um pouco mais sobre a origem do azeite, sua importância histórica e bíblica; além da influência que exerce sobre a culinária mundial.

Azeite (imagem: Reprodução/Diário do Rio)

A origem do Azeite

Assim como grande parte da origem das coisas, a origem do azeite ainda é um pouco incerta, possuindo assim, várias versões. Mas, o que se sabe, é que sua descoberta remonta há milhares de anos antes de Cristo, quando muito provavelmente os povos mediterrâneos iniciaram o cultivo das oliveiras; e a extração do “suco das azeitonas“. Isso porque a oliveira, cujo fruto é usado para a produção do azeite, é originária da Ásia Menor, e se espalhou principalmente pela região da Grécia, Itália e na Península Ibérica.

Desse modo, embora os fenícios e sírios tenham sido os primeiros povos a consumirem tal óleo, foi na Grécia e em Roma que o azeite ganhou maior importância; visto que esses povos permitiram a disseminação do suco da azeitona, pelo continente europeu. E, como é de se imaginar, os colonizadores, já nos séculos XV e XVI, trouxeram esse óleo para as Américas, fazendo com que ele se tornasse bastante popular por aqui.

Mas, muito além do uso na culinária, o suco da azeitona tinha uma importância muito grande nas olimpíadas que ocorriam na Grécia Antiga; quando era utilizado para massagear os corpos dos atletas antes e durante as competições. Além disso, o azeite era utilizado na elaboração de perfumes, no culto aos mortos, e também na medicina popular como forma de aliviar as dores de cabeça; além de ser um artefato na hidratação de pele e cabelos.

Azeite de Oliva (imagem: Reprodução/Grupo Independente)

O Azeite na Bíblia

Além dessas aplicações, e da disseminação do azeite pelo mundo, vale ressaltar a importância do azeite no que se refere às escrituras bíblicas; uma vez que o chamado “Líquido de Ouro” simboliza a presença do Espírito Santo. Desse modo, nas passagens bíblicas, é bastante comum que esse óleo seja utilizado para a unção de reis e de sacerdotes; além de ser usado na limpeza e na cicatrização de feridas.

Variedades e sabores

Embora o azeite de oliva seja um dos mais utilizados, existem diferentes tipos no mercado, como o balsâmico, virgem, extravirgem, orgânico, aromatizado, refinado; dentre outras variedades, que sofrem alteração no sabor, na acidez e nas propriedades terapêuticas.

Be the first to comment on "A origem do Azeite, um dos óleos mais consumidos pelos brasileiros"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.