Brócolis, um super vegetal aliado à manutenção da boa saúde

O brócolis (Brassica oleracea L. var. italica) é um dos vegetais mais conhecidos e mais apreciados no cotidiano de muitas famílias brasileiras. Conhecido por seu alto valor nutricional, uma vez que possui grande quantidade de vitaminas e de minerais; essa planta também se destaca por sua versatilidade na culinária; podendo ser consumida pura após o cozimento, ou na forma de purês, ou ainda complementando o sabor de diversos pratos.

Brócolis (foto: https://blog.tudogostoso.com.br/dicas-de-cozinha/como-fazer/como-cozinhar-brocolis/)

Descrição da espécie

O brócolis é uma planta do grande grupo das eudicotiledôneas, sendo uma representante da família Brassicaceae, onde se encontram a couve-flor, repolho e agrião, por exemplo. Caracteriza-se por uma coloração verde-escura, e pela formação de inflorescências comestíveis, formando a cabeça de brócolis.

Essa planta tem sua melhor produção em temperatura média de 23°C, de modo que as espécies produtoras de rama toleram temperaturas de até 28°C. Depende também de uma grande luminosidade, com incidência solar direta por várias horas ao longo do dia; além de um solo fértil e bem drenado. Vale ressaltar ainda que é importante irrigá-lo de forma que o solo esteja frequentemente úmido, embora cuidados devam ser tomados para evitar encharcamento.

Brócolis (foto: http://www.apcd.org.br/index.php/noticias/934/em-foco/20-06-2017/extrato-do-brocolis-ajuda-no-controle-dos-niveis-de-glicose-mostra-estudo-)

Benefícios do Brócolis para a saúde

O brócolis, conforme mencionado, é um vegetal que chama a atenção por seu valor nutricional, e pelos benefícios que traz ao organismo de quem o consome. Isso porque, essa hortaliça possui bons níveis de vitaminas A, C, E, K, fibras; além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio; os quais são indispensáveis à manutenção da boa saúde. Confira a seguir os principais benefícios do consumo desse vegetal.

  • Controle da glicemia – em razão do elevado índice de fibras existentes nesse vegetal, além da presença de compostos como o sulforafano; o brócolis contribui fortemente para a digestão mais lenta de carboidratos e, consequentemente, para evitar que haja um aumento nos níveis de açúcar no sangue.
  • Manutenção do bom funcionamento intestinal – esse benefício também está relacionado à grande quantidade de fibras, uma vez que, além de contribuírem fortemente para a motilidade do intestino, auxiliam na manutenção da microbiota normal.
  • Prevenção de doenças cardiovasculares – por ser um vegetal rico em sulforafano, composto que atua como anti-inflamatório no organismo, o consumo dessa hortaliça é de grande importância para prevenir lesões nos vasos sanguíneos ou o surgimento de doenças relacionadas a estes vasos. Além disso, devido ao seu alto teor de fibras, contribui fortemente para a redução do colesterol ruim, contribuindo, assim, para a manutenção da saúde do coração.
  • Prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas – além da grande quantidade de fibras, o brócolis é rico em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres existentes nas células; e que são responsáveis pelo desencadeamento de diversas doenças. Desse modo, o consumo desse vegetal contribui fortemente para a prevenção de diversos tipos de cânceres, além de auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce.
  • Fortalecimento do sistema imunológico – devido aos altos índices de vitamina C, e alguns minerais como o selênio, essa hortaliça contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção de doenças infecciosas.
  • Manutenção da saúde durante a gestação – em razão da presença de ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, o brócolis é de grande importância para o bom andamento da gestação; contribuindo para o desenvolvimento correto do sistema nervoso do feto e evitando a ocorrência de complicações durante a gravidez.
  • Melhoria da capacidade de concentração – em razão de ser um vegetal rico em vitamina K e em minerais como magnésio e ácido fólico, estudos demonstram uma relação intrínseca entre o consumo desse vegetal e o aumento das funções cognitivas, tais como memória e concentração.

Cabeça de brócolis (foto: https://www.biologianet.com/botanica/brocolis.htm)

Be the first to comment on "Brócolis, um super vegetal aliado à manutenção da boa saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.