Qual a importância da vitamina A para a saúde?

As vitaminas são compostos imprescindíveis à saúde humana, mas que não são produzidos pelo organismo, havendo necessidade da ingestão através dos alimentos. São divididas em vitaminas hidrossolúveis, grupo no qual encontram-se as vitaminas B e C; e lipossolúveis, dentre as quais estão as vitaminas A, D, E e K.

Vitamina A (foto: https://www.segs.com.br/saude/212580-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-alimentos-com-vitamina-a-podem-reduzir-risco-de-cancer-de-pele)

Vitamina A (foto: https://www.segs.com.br/saude/212580-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-alimentos-com-vitamina-a-podem-reduzir-risco-de-cancer-de-pele)

A vitamina A, integrante do grupo que é capaz de se dissolver em lipídeos, é também conhecida como retinol; e é considerada uma das mais importantes para a saúde. Encontrada principalmente em alimentos vegetais que possuem coloração amarelada, alaranjada ou avermelhada, pode ser encontrada em alimentos de origem animal. Além disso, esse micronutriente possui diversos benefícios caso ingerida em quantidades adequadas, como melhoria na saúde da pele e dos ossos; sendo que sua deficiência é comumente associada a problemas visuais, dentre eles a cegueira noturna.

Para que serve a Vitamina A?

  • Manutenção da saúde visual – esse micronutriente possui grande importância para a visão, uma vez que atua protegendo a córnea; estrutura que atua na focalização da luz que entra nos olhos para a formação da imagem na retina. Desse modo, caso haja a deficiência nessa vitamina, tal focalização é comprometida, principalmente em locais escuros; o que é denominado de cegueira noturna, que pode progredir até a perda completa da visão.
  • Ação antioxidante – outro ponto importante dessa vitamina é a eliminação de radicais livres, os quais agem de forma a prejudicar o organismo. Muitos destes radicais influenciam no envelhecimento da pele, por exemplo. Sendo assim, esse micronutriente é um composto que auxilia na manutenção da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce, o aparecimento de espinhas e de possíveis úlceras.
  • Proliferação celular e crescimento – além de ser indispensável à correta proliferação celular, esse micronutriente atua também é uma das responsáveis pela correta secreção do hormônio do crescimento. Isso se deve ao fato de ser um dos fatores que controlam a expressão do gene para a produção desse hormônio; desse modo, a carência dessa vitamina na infância, pode causar complicações no desenvolvimento correto da criança.
  • Auxilia no aumento da imunidade – por ser uma vitamina que auxilia na manutenção da integridade de diversos tipos celulares, a vitamina A atua na prevenção de doenças. Um exemplo consiste na contribuição para o desenvolvimento dos linfócitos; células cuja função está relacionada à reposta imunológica.

    Vitamina A (foto: https://www.healthspring.it/vitamina-a/)

Fontes de Vitamina A

Além de ser encontrada em diversos produtos de origem vegetal, esse micronutriente também é encontrado em produtos de origem animal. Dentre as principais fontes dessa vitamina, pode-se citar: fígado de boi, leite, ovos, mamão, laranja, brócolis, cenoura, batata-doce, caruru, queijo, pêssego, dentre diversas outras opções.

Carência de Retinol

Além da cegueira noturna, a deficiência na quantidade adequada de vitamina A ingerida pode causar outras complicações; dentre estas, pode haver inflamações dermatológicas pelo acúmulo de radicais livres; maior possibilidade de contrair doenças devido à redução na imunidade; dentre outras.

Excesso de Vitamina A

Vale ressaltar também que, assim como a deficiência desse micronutriente é nociva à saúde, o excesso também causa complicações diversas; as quais são resultantes da intoxicação. Desse modo, alguns sintomas como perda de cabelos, dores de cabeça, vômitos, aumento dos ossos, dentre outros; devem ser observados, e, devem ser mostrados a um profissional da área médica.

Be the first to comment on "Qual a importância da vitamina A para a saúde?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.