Quais são os benefícios da Vitamina E para o organismo?

A vitamina E, também conhecida como tocoferol, é uma das constituintes do grupo das lipossolúveis, as quais são absorvidas no organismo na presença de gorduras. Famosa por sua importante ação antioxidante e anti-inflamatória; assim como as demais vitaminas lipossolúveis, esta possui diversas outras propriedades, as quais são de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

Para que serve a Tocoferol?

Vitamina E (foto: https://www.tuasaude.com/vitamina-e/)

  • Possui ação antioxidante – um dos principais benefícios trazidos pela tocoferol ao organismo é sua ação antioxidante; ou seja, sua capacidade de combater radicais livres, os quais são grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce e pela morte celular. Desse modo, a vitamina E atua de forma auxilia a evitar o envelhecimento precoce; reduzir a o risco de ocorrência de doenças degenerativas, cânceres e de danos no material genético.
  • Melhoria na saúde da pele – além de sua ação antioxidante, que auxilia a evitar o envelhecimento precoce da pele, a tocoferol possui propriedades hidratantes; sendo assim, também é uma grande colaboradora na manutenção da saúde da pele; além de auxiliar no tratamento de irritações, queimaduras e outros desconfortos.
  • Manutenção do sistema imunológico – os radicais livres formados no organismo humano podem ter sérias contribuições para a redução da capacidade de resposta do sistema imunológico à contaminação por patógenos. Sendo assim, a ação antioxidante da tocoferol possui grande importância no fortalecimento desse sistema e, consequentemente, no combate a diversos causadores de doenças.

Outros benefícios da Vitamina E

  • Prevenção de doenças do coração – a vitamina E é uma grande aliada na redução do colesterol “ruim” no sangue, o qual pode contribuir fortemente para a ocorrência de infarto e de outras doenças cardiovasculares. Além disso, há estudos que tentam comprovar a relação dessa vitamina com o relaxamento dos vasos sanguíneos que irrigam o coração; auxiliando assim, na melhoria do funcionamento deste órgão. Todavia, ainda não há comprovação de tal relação.
  • Prevenção de doenças neurológicas – de acordo com a evolução da ciência até os estudos mais recentes, sabe-se que há uma estreita relação entre a vitamina E e o sistema nervoso; de tal modo que a ausência dessa vitamina está ligada a alterações no funcionamento desse sistema, como na ocorrência de doenças como o Alzheimer. Desse modo, crê-se que a tocoferol possa auxiliar no tratamento e na prevenção dessas doenças, o que ainda não é comprovado.

    Vitamina E (foto: https://www.saudaveleforte.com.br/vitamina-e/)

  • Prevenção da infertilidade e do câncer de próstata – no caso do sistema reprodutor masculino, a tocoferol possui grandes influências no combate à infertilidade. Isso porque essa vitamina está relacionada ao aumento da capacidade de locomoção dos espermatozoides, os quais mostram-se mais aptos à fecundação do óvulo. Além disso, há pesquisas que indicam a relação da vitamina E com a prevenção do câncer de próstata, embora ainda não haja comprovação.
  • Manutenção da saúde das gestantes – sua ação antioxidante pode ter grande interferência na redução do estresse oxidativo da placenta durante a gestação; o que pode auxiliar na redução do risco de ocorrência de pré-eclâmpsia; mas também na redução da chance de desenvolvimento de hipertensão dos filhos quando adultos.

Fontes de Vitamina E

A tocoferol pode ser encontrada em uma boa diversidade de alimentos, dentre os quais encontram-se: óleos vegetais, semente de girassol, nozes, ovos cozidos, abacate, banana, salmão, vegetais de folhas escuras, amendoim, mamão, entre outros.

Todavia, vale ressaltar que deve haver ingestão controlada de alimentos que possuem essa vitamina; uma vez que pode haver deficiência desta, mas também intoxicação por excesso.

Be the first to comment on "Quais são os benefícios da Vitamina E para o organismo?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.