Alface, hortaliça frequente no cotidiano do brasileiros

Rate this post

A alface (Lactuca sativa) é uma das hortaliças mais consumidas nos pratos brasileiros, seja como acompanhamento, ou na forma de uma salada refrescante. Originária da região do Mediterrâneo, ela chegou ao Brasil ainda no século XVI pelos colonizadores portugueses, e, como é fácil de ser percebido, caiu no gosto popular. Mas, ao contrário do que muito se pensa, nem toda alface é igual à outra, de modo que existem vários tipos atualmente conhecidos, e que variam bastante em textura e sabor.

Alface-romana (foto: https://fazendinha.me/produto/alface-romana-organica-vista-alegre-un/)

Tipos de Alface

Essa planta é uma representante da família Asteraceae, dentro da qual encontram-se outras espécies bem conhecidas, como o girassol e o crisântemo. Mas, outros bons exemplos são os tipos de alface listados a seguir:

  • Alface-americana – considerada a mais popular dentre as variedades existentes, é frequentemente encontrada em grande maioria dos pratos. Além do sabor bem suave, possui uma textura mais firme, e uma coloração mais clara. É muito utilizada principalmente em saladas.
  • Alface-manteiga – um pouco mais amarga que a anterior, é menos crocante, e por isso, muito utilizada em lanches.
  • Alface-crespa/frisada – com folhas bem irregulares, que lhe conferem seu nome popular, é uma variedade que pode chegar a ter folhas mais arroxeadas, que decoram pratos da gastronomia francesa. Caracteriza-se pela leveza de seu sabor.
  • Alface-romana – caracterizada por ter um formato mais alongado, possui folhas bem crocantes e um sabor bem leve e, há quem diga que um pouco adocicado também. Este tipo é muito utilizado na preparação da salada Caesar.
  • Alface-roxa – como o próprio nome sugere, essa variedade é conhecida por sua coloração escura, bem arroxeada; e apresenta um sabor levemente amargo em comparação a outras variedades.

Alface-manteiga (foto: https://www.emporiodassementes.com.br)

Benefícios da Alface

Essa hortaliça, assim como outros alimentos de origem vegetal, apresenta inúmeros benefícios à saúde de quem a consome. Isso porque, além de ser rica em fibras e possuir ação antioxidante, possui vitaminas dos tipos A, C e K; minerais, como fósforo, ferro e cálcio; dentre outros compostos de grande importância para a saúde. Confira a seguir, algumas propriedades e benefícios do consumo da alface.

  • Manutenção da saúde intestinal – assim como a pera, essa hortaliça é rica em fibras, as quais atuam de modo a contribuir para o bom funcionamento do intestino; evitando a prisão de ventre, e contribuindo para a garantia do bem-estar após as refeições.
  • Emagrecimento e controle da glicemia – também relacionado à grande quantidade de fibras presentes nessa hortaliça, ela é uma excelente opção para garantir a saciedade, e, consequentemente, contribuir para a perda de peso. Além disso, tais fibras contribuem para a digestão mais lenta de carboidratos, de modo que há um controle dos níveis de açúcar no organismo.

Alface-roxa (foto: https://antigo.zonasul.com.br)

  • Manutenção da saúde ocular – por ser um alimento com bons índices de vitamina A, que é aliada na prevenção de doenças oftalmológicas, tais como a cegueira noturna; essa hortaliça é de grande importância para a saúde dos olhos.
  • Ação antioxidante – como a alface é rica em vitamina C, que está intimamente relacionada à ação antioxidante; ela auxilia no combate a radicais livres, os quais são responsáveis por danos às células, comprometendo, por exemplo a saúde da pele. Desse modo, além de contribuir para a manutenção da saúde dermatológica, auxilia na prevenção de doenças como o câncer.
  • Prevenção da anemia e fortalecimento dos ossos – por ser rica em ferro, a alface contribui fortemente para prevenção e tratamento de quadros anêmicos, assim como a rapadura. Além disso, fósforo, magnésio e cálcio são minerais presentes nessa planta, e que contribuem fortemente para o processo de formação dos ossos, e consequente manutenção da saúde óssea.
  • Ação calmante – além de diversos minerais e vitaminas, essa verdura possui lactucina; substância relaxante para o organismo, de modo que auxilia na melhoria da qualidade do sono, redução da ansiedade e do estresse.

Alface-crespa (foto: https://organicosdafatima.com.br)

 

Be the first to comment on "Alface, hortaliça frequente no cotidiano do brasileiros"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.