Couve-flor, versátil na culinária e benéfica para a saúde

Rate this post

A couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis) é uma hortaliça bastante consumida no Brasil, seja cozida, grelhada, assada, ou em forma de purês. Conhecida por seu sabor leve, e por sua versatilidade na culinária, esse vegetal vem chamando a atenção não somente por suas aplicações gastronômicas; mas também pela grande variedade de benefícios que traz à saúde de quem o consome.

Couve-flor (foto: https://www.seminis.com.br/manejo-em-foco/couve-flor-em-foco/formacao-da-cabeca-de-couve-flor/)

Cultivo da espécie

A couve-flor é uma eudicotiledônea representante da família Brassicaceae, onde também são encontrados outros vegetais conhecidos, como brócolis, couve-de-bruxelas, nabo e rabanete. De origem asiática, a couve-flor foi introduzida no Brasil pelos colonizadores europeus, e inicialmente possuía produção restrita às estações de outono e inverno. Atualmente, com a introdução do melhoramento genético, é possível obter bons resultados com a produção em diversas estações.

Contudo, algumas especificidades são requeridas no cultivo da couve-flor: essa espécie exige irrigação constante, além de adubação com micronutrientes essenciais, tais como boro e molibdênio. Além disso, é importante que a colheita seja feita quando a cabeça estiver com peso em torno de 2 kg, e os botões florais ainda unidos.

Couve-flor (foto: https://agristar.com.br/superseed/couve-flor-de-inverno-hibrida/nevasca-f1/4095//)

Benefícios da Couve-flor

Além de ser um alimento rico em antioxidantes, a couve-flor também apresenta bons índices de vitaminas e minerais. Desse modo, além de cálcio, manganês, potássio e fósforo, possui diversas vitaminas, como a vitamina K, do complexo B e vitamina C. Vale ressaltar também que, assim como a pera, é um alimento com alto teor de fibras, fator indispensável à manutenção da saúde intestinal. Confira a seguir os benefícios que o consumo desse vegetal pode trazer para sua saúde.

  • Manutenção da saúde dos ossos – por ser um alimento rico em vitamina K e em cálcio, esse vegetal tem grande importância o fortalecimento do sistema esquelético, evitando determinadas doenças, como a osteoporose; uma vez que essa vitamina auxilia na fixação do cálcio nos ossos.
  • Garante bom funcionamento intestinal – devido à grande quantidade de fibras, além de contribuir para a manutenção de uma boa microbiota intestinal, ajuda nos movimentos intestinais, evitando gases e má digestão.
  • Previne doenças cardiovasculares – as fibras também exercem papel fundamental na manutenção da saúde do coração e dos vasos sanguíneos; uma vez que auxilia na eliminação de gorduras que poderiam vir a acumular em veias e artérias, e na redução do colesterol, fatores que prejudicam o funcionamento normal. Além disso, por ser um vegetal com bons níveis de potássio, possui grande influência na redução da pressão arterial.
  • Prevenção de doenças crônicas – uma vez que é um vegetal que possui bons teores de vitamina C e de outros antioxidantes; os quais são indispensáveis no combate a radicais livres, a couve-flor é um alimento imprescindível na prevenção de doenças como cânceres, além de auxiliar na manutenção da saúde dermatológica.
  • Auxilia no emagrecimento – a couve-flor também é um alimento de grande importância para quem busca perder peso. Isso porque as fibras garantem saciedade a quem consome esse vegetal; além de ser um alimento pouco calórico, muito recomendado em dietas de emagrecimento.
  • Melhoria do funcionamento cerebral – por ser um alimento rico em vitaminas do complexo B, e também em vitamina K, esse vegetal contribui para a manutenção das funções cognitivas adequadas. Além disso, por apresentar colina, também atua na prevenção de doenças como demência, e na produção adequada de neurotransmissores para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Couve-flor (foto: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/10/28/couve-flor-contribui-com-a-saciedade-veja-7-beneficios-dessa-hortalica.htm)

Be the first to comment on "Couve-flor, versátil na culinária e benéfica para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.