Mamão versátil para a saúde, culinária e cosmetologia

Mamão (Carica papaya L) de origem americana, mas precisamente da América Central, conhecido por seu sabor adocicado e por seu valor nutricional.

Cultivo da Mamoeiro

A planta prefere solo pouco argiloso, com rega frequente, mas sem encharcamento e luz solar boa parte do dia. Propaga-se por sementes, mudas ou estaquias.

De acordo com a Embrapa os mais cultivados no Brasil são:

-Sunrise Solo: mais conhecida como mamão Havaí, Papaya ou Amazônia. Possui formato de pera, com peso médio de 500 g. Apresenta polpa vermelho-alaranjada de boa qualidade; além de cavidade interna estrelada. A produção começa entre 8 e 10 meses após o plantio, com produção média de 40t/ha/ano.
-Improved Sunrise Solo cv. 72/12: conhecida como mamão Havaí. Possui polpa espessa e de coloração vermelho-alaranjada, de boa qualidade, com boa resistência ao transporte e ao armazenamento. A produção tem início a partir do nono mês após o plantio.
-Tainung nº 1: apresenta casca de coloração verde claro e polpa laranja-avermelhada; além de excelente sabor; Produção média de 60t/ha/ano.
-Tainung nº 2: Possui polpa vermelha e sabor agradável; apresenta maturação rápida, com pouca resistência ao transporte. Produção média – 60 t/ha/ano.

Propriedades do Mamão

O fruto é rico em vitaminas A, B, C, E, fibras e enzimas; além dos sais minerais cobre, cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Possui propriedades digestiva, laxante, anti-flatulência, antioxidante, cicatrizante e anticancerígena.

Recentemente foi publicada uma pesquisa da Universidade de São Paulo, que comprovou sua eficácia para  inibição da proliferação de células cancerígenas no intestino.

Benefícios do Mamão

Ingerido regulamente, ele auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde intestinal, para evitar prisão de ventre; além de auxilar na saúde da pele e dos olhos.

Ele pode ser ingerido in natura, ou na preparação de mousses, doces em compotas ou cristalizados, sucos, cremes, saladas de frutas e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar.

Nas roças brasileiras, é muito comum a ingestão do mamão verde, cozido com sua própria água; temperado com alho e cebola, que remete à abóbora d’água.

Na medicina popular, suas sementes são ingeridas para controle de verminoses. Sua polpa madura é comumente usada para cicatrização de rachaduras nos seios da mulheres quando amamentam. Seu látex para amaciamento de carnes, antes de sua preparação. A papaína é utilizada também para industrialização de curtumes, cervejas e queijos.

O fruto é utilizado pela indústria cosmetológica para preparação de shampoos, cremes, máscaras e loções, pois é um excelente ingrediente para a saúde da pele.

A parte interna do caule da planta mais velha, é usado para a preparação de doces caseiros, com acréscimo de cravo da índia. Tal iguaria está cada mais rara entre os brasileiros.

Onde encontrar o Mamão?

Ele é facilmente encontrado em jardins das casas de roça, em pomares frutíferos, em feiras, mercados e sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Lavoura de Mamão ( foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/mamao.html)

Lavoura de Mamão ( foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/mamao.html)

Mamão

Mamão

Be the first to comment on "Mamão versátil para a saúde, culinária e cosmetologia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.