Batata-doce hortaliça milenar muito benéfica para a saúde

Batata-doce (Ipomoea batatas) hortaliça milenar originada na América Central; conhecida popularmente por batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica.

Ela é cultivada desde os tempos mais remotos pelos indígenas e conquistou o paladar de vários povos, que a utilizam para diversas receitas culinárias.

Elas são encontradas nas cores amarelas ou brancas e são muito populares nas zonas rurais brasileiras e assadas nas brasas dos fogões a lenha.

Ela é um ingrediente encontrado em festas juninas que acontecem em várias regiões brasileiras, que agitam o povo e resgata suas tradições.

Conheça a Batata-doce

Ela é uma hortaliça bem resistente que possui caule rasteiro, com folhas verdes, que podem ser inteiras ou recortadas. Produz flores hermafroditas e às vezes produzem sementes. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento e tolera pequenas estiagens. Tem preferência por climas temperados. Sua raízes se apresentam nas cores branca, amarela, rosada, alaranjada ou roxa. Propaga-se pelas ramas ou pela brotação de suas raízes.

Propriedades da Batata-doce

Ela possui variadas propriedades que são digestiva, antitumoral, antioxidante, energética; além de ser calórica e produzir vitaminas A, B, C e E; sais minerais tais como cálcio, ferro e fósforo; carboidratos e fibras.

Seu consumo regular em doses moderadas, auxilia na digestão,a controlar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce; além de fornecer energia para prática de exercícios, promover a saciedade e na queima de gordura; porque libera o açúcar no sangue aos poucos.

Utilização da Batata-doce

Ela é usada em diversas preparações culinárias tais como purês, saladas, doces, cremes, pudins, bolos, cozida em água e sal, servida como tira gosto; além de acompanhar vários tipos de carne.

Onde encontrar a batata-doce?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em  hortas domésticas, mercados municipais e feiras livres, em várias regiões de Brasil e do mundo.

Batata-doce

Batata-doce

Batata-doce

Be the first to comment on "Batata-doce hortaliça milenar muito benéfica para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.