Caruru de origem americana muito benéfica para a saúde

Caruru (Amaranthus viridis) é uma planta de origem americana, conhecida pelos indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Ela é denominada também como caruru de mancha, caruru verde, bredo ou cariru.

Os escravos que chegaram no Brasil incorporaram o alimento em seu cardápio, sendo muito apreciado por eles como alimento e na medicina popular.

A planta é encontrada em várias regiões brasileiras e usada na medicina popular para alívio de várias enfermidades.

Atualmente é conhecida como PANC, Planta Alimentícia não Convencional e amplamente divulgada por causa de seus nutrientes benéficos à saúde.

Conheça o Caruru

É uma planta de fácil cultivo, que prefere solos ricos em nutrientes, rega constante e de rápida propagação, sendo considerada uma planta daninha; que nasce espontaneamente entre lavouras, em pastagens, em hortas domésticas e canteiros.

A herbácea atinge entre 0,40 cm e 1 metro de altura; produz folhas verdes e flores em formato de cachos em tons rosados e lilases. O sabor da planta é exótico, meio amargo e apreciado por poucas pessoas.

Propriedades do Caruru

O caruru é rico em ferro, cálcio e potássio, além de possuir as vitaminas A, B1, B2 e C. Ele possui propriedades terapêuticas tais como diurética, anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica.

É um excelente lactígeno, aumentando a produção de leite pelas glândulas mamárias, tornando seu consumo muito benéfico para mulheres em fase de amamentação.

Utilização do Caruru

Suas folhas, talos e sementes podem ser usados como alimento em saladas, em guisados, afogados, na preparação de omeletes, pães e bolos.

Seu consumo é indicado para problemas hepáticos, infecções, para eliminação de toxinas e no alívio de dores.

Ele pode ser usado em forma de chá, para uso interno; na forma de emplastro para uso externo; e na forma de banho para tratar machucados e feridas.

Na roça era muito comum tratar a mastite, inflamação das tetas da vaca, com banho quente com as folhas, talos e flores do caruru.

Onde encontrar o Caruru?

Ele é encontrado em pastagens, em hortas domésticas e em terrenos baldios; além de  ser indicativo de solos de boa qualidade.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Caruru

Caruru

Caruru

 

Be the first to comment on "Caruru de origem americana muito benéfica para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.