Moringa desde a antiguidade usada para diversas finalidades

Moringa (Moringa oleifera) é uma planta que teve origem na Índia; sendo usada desde a antiguidade; além de conhecida como árvore da vida ou árvores dos milagres.

Ela possui outros nomes populares tais como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina.

Ela é usada para diversas finalidades, inclusive na alimentação; sendo conhecida como PANC; que é Planta Alimentícia não Convencional; além de utilizada pelos veganos e vegetarianos.

Cultivo da Moringa

Ela é uma planta bem resistente aos variados tipos de solo e clima; sendo bem fácil de ser cultivada, cuja propagação se dá por sementes ou mudas.

A árvore possui pequeno porte, que pode alcançar até 12 metros de altura, com caule delgado e copa em forma de sombrinha.

Produz flores brancas muito aromáticas, que atraem diversos insetos. O fruto em forma de cápsula, que varia do verde ao marrom esverdeado, contém de 10 a 20 sementes armazenadas em uma polpa branca.

Propriedades da Moringa

Ela é altamente nutritiva com altos teores de proteínas e vitaminas. De acordo com a Embrapa, a planta possui a proteína do ovo, duas vezes mais a proteína do leite, 3 vezes o potássio da banana, 3,6 vezes o cálcio do leite, 7 vezes a vitamina C da laranja, 3,6 vezes mais vitamina A de cenouras.

Utilização da Moringa

Ela usada tradicionalmente nos países da Ásia e África como alimentação humana e animal; com propriedades especiais para a recuperação da nutrição e prevenção da cegueira.

Suas folhas, que têm um ligeiro sabor que remete ao agrião e espinafre, juntamente com suas flores são usadas ​​em sopas, saladas e chás aromáticos. Desidratadas, são utilizadas como tempero para carnes, ovos e diversas receitas culinárias. As frutas são consumidas cozidas em substituição ao feijão ou em conserva antes da maturação.

As sementes verdes podem ser cozidas como feijão, quiabo, soja e servidas em variadas formas de salada. As sementes maduras são consumidas como o amendoim torrado.

É uma excelente forrageira para a alimentação e nutrição para o gado leiteiro e de recria, tais como suínos, cavalos, aves, peixes e na preparação de refeições proteicas; além de ser matéria-prima para a fabricação de alimentos para animais.

As sementes moídas ou esmagadas servem ainda para purificação de águas turvas, em alguns casos tornam-se até potáveis em piscinas, tanques e reservatórios. Os melaços de cana-de-açúcar também são purificados da mesma forma, evitando-se assim o uso de produtos químicos tais como sulfato de alumínio.

O óleo extraído da semente é usado como lubrificante e óleo de lâmpada, para produção de etanol, biomassa, azeite, biodiesel, fertilizante orgânico e para recuperação de solos degradados.

Benefícios da Moringa

Ela é utilizada para diversas finalidades e vem sendo uma excelente alternativa para os vegetarianos e veganos para uma alimentação balanceada e repleta de bons nutrientes.

Moringa

Moringa

Moringa

Moringa

Moringa

Moringa

Be the first to comment on "Moringa desde a antiguidade usada para diversas finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.