Alimentos naturais que fortalecem a saúde bucal

Rate this post

O meio ambiente é uma fonte constante de alimentos naturais que são imprescindíveis para o consumo da humanidade, interferindo na saúde do corpo e em todo o processo digestivo para garantir uma qualidade de vida plena e saudável.

Levando isso em consideração, é preciso conhecer os produtos de origem natural que podem ajudar na saúde bucal. 

 

Muitos alimentos ajudam na limpeza dos dentes, por exemplo, assim como aqueles que provocam alívio e refrescância ao paladar, como as folhas de hortelã e os sucos feitos com a polpa das frutas.

Contudo, é preciso tomar cuidado com alguns produtos que podem interferir no brilho dos dentes por causa dos corantes naturais, como o molho de tomate in natura, o açaí, o suco de uva e o suco de ameixa. 

Já verduras como a rúcula também podem causar manchas, se consumido em excesso.

Alimentos e tratamentos contribuem para higienização

Os dentes possuem tonalidades de branco que são compatíveis com a hereditariedade de uma pessoa. 

Contudo, consumir alimentos naturais que ajudam na manutenção do esmalte e toda a superfície dos dentes é ideal, em qualquer situação, como café da manhã, almoço, jantar e lanches esporádicos.

Entre os elementos que podem ser consumidos sem apresentar nenhum problema em relação às características da arcada dentária, vale destacar:

  • Água;
  • Peixes;
  • Leite e derivados;
  • Pepino.

O consumo de água é imprescindível em todos os momentos da vida, a partir dos seis meses de idade, ou quando a criança já parou de mamar, até a terceira idade. 

Afinal, além de promover mais saúde para a elasticidade da pele e hidratar o corpo com frequência, esses alimentos contribuem com a saúde bucal.

Beber água, por exemplo, ajuda na remoção de restos alimentares e permite a produção de saliva constante, evitando o ressecamento e, consequentemente, diversas doenças como gengivite e cáries dentárias.

Uma dieta rica em peixes, leites e derivados promove a ingestão de diversos tipos de vitaminas, proteínas e minerais, como o fósforo, o cálcio e o ácido lático.

Já a vitamina D ajuda na absorção do cálcio, protegendo os ossos e dentes do corpo. Além disso, uma proteína denominada caseína atua no esmalte dos dentes, pois ele impede a proliferação de bactérias reduzindo a acidez bucal.

Mesmo tomando todos os cuidados, há pessoas que procuram uma clínica odontológica para saber quanto custa um clareamento dental.

Isso porque, mesmo consumindo esses alimentos saudáveis e que ajudam na proteção dos dentes e até no clareamento natural, o auxílio profissional pode ser crucial para ampliar o cuidado bucal.

Além disso, essa necessidade também pode surgir por conta do consumo de café, chocolate, refrigerantes e outros produtos artificiais que contém corantes. Além disso, há os fumantes que têm a nicotina como grande vilã no amarelamento dos dentes.

Se esse tipo de tratamento não for o ideal para alcançar o resultado almejado, ou haja outros incômodos como a cor natural da dentição ou mesmo a sua forma, o profissional de odontologia pode sugerir o emprego da lente de contato.

Basicamente, o tratamento consiste em uma fina película que é implantada sobre a superfície dos dentes.

Esse acessório pode ir além da correção da coloração, podendo corrigir pequenas imperfeições de espaçamento, deixando a aparência mais natural, inclusive ajudando na mastigação de alimentos crus, como o pepino, que também ajuda na remoção de bactérias e na produção de saliva, assim como a água.

Correção de alinhamento dental

A constituição da arcada dentária é única em cada pessoa. Por isso o paciente deve recorrer à ajuda profissional quando quer fazer uma correção no alinhamento dos dentes, mesmo que esteja consumindo alimentos naturais e faça a escovação periodicamente.

A necessidade de uso de aparelho ortodôntico pode surgir na adolescência, quando os últimos dentes de leite caem e são substituídos pelos dentes permanentes.

O consumo de alimentos naturais pode ajudar na saúde bucal, mas não no formato da mordida. Por isso é preciso uma consulta, para o dentista verificar quais os procedimentos que devem ser adotados.

Alimentos prejudiciais e higienização correta

Os pacientes que não cuidam da saúde bucal diariamente, com escovação correta e consumindo produtos naturais que ajudam na salivação, bem como fazem uso de cigarro e bebidas com corantes, a dor de dente pode aparecer e a única solução está na extração de dente urgente ou tratamento de canal.

Nesse sentido, refeições ricas em gordura, açúcares e corantes são prejudiciais para a saúde bucal, ao favorecer a formação de placas e a desregulação do ph bucal.

Contudo, independentemente do consumo de alimentos naturais ou industrializados, é preciso realizar uma escovação após as refeições, com uma escova com cerdas apropriadas e um creme dental com flúor em sua composição.

A passagem de fio dental e o uso de um enxaguante bucal reforçam a limpeza e mantêm o hálito mais saudável, livre de bactérias que provocam gengivite e cáries. 

A saúde bucal está relacionada com a ingestão de alimentos ricos em proteínas e minerais, portanto, todas as pessoas devem estar atentas ao consumo diário de frutas, verduras e legumes que ajudam na manutenção de um sorriso brilhante e cativante.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Be the first to comment on "Alimentos naturais que fortalecem a saúde bucal"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.