Quiabo (Abelmoschus esculentus) é de origem incerta; mas acredita-se que ele veio da África, com os escravos e se espalhou entre vários povos de diversos continentes.
Ele é conhecido desde os tempos mais remotos fazendo parte da alimentação de várias famílias. No Brasil, ele é cultivado desde a época da chegada dos escravos; além de ser apreciado em várias regiões, principalmente pelos mineiros.

Quiabo com galinha caipira (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)
Conheça o Quiabeiro
Ele possui variados tamanhos, de acordo com a espécie, que pode alcançar até três metros de altura. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento e clima tropical, por isso adaptou-se tão bem em solo brasileiro.
Possui folhas lobadas, peludas e belas flores amarelas, que são apreciadas por insetos. Seus frutos em formato de cápsula, variam do verde ao violeta; e apresentam certa aspereza, que pode ferir os dedos na hora da colheita. Propaga-se por sementes.

Quiabeiro (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)
Propriedades terapêuticas
Ele é rico em fibras, vitaminas A, C, E, K, ácidos fólico e pantotênico; além de diversos sais minerais tais como manganês, magnésio, ferro, fósforo, cálcio, selênio e zinco. Ele possui propriedades digestiva, hipoglicemiante, antioxidante e anticancerígena.
Utilização do Quiabo
Ele é usado em diversas receitas culinárias tais como saladas, ensopados e com a tradicional galinha caipira, uma das iguarias mais tradicionais entre os mineiros.
Sua baba é considerada com um remédio natural, repleta de mucilagens, que ajudam no retardo do esvaziamento gástrico, promovendo sensação de saciedade, mas seu consumo é bem restrito, pois poucos a apreciam. Ela ainda é usada na medicina popular para alívio de úlceras, asma e para ajudar no controle da diabetes.
O consumo regular do quiabo auxilia na saúde das artérias, na digestão, no controle do colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce. Ele ajuda ainda na saúde dos olhos e dos ossos.
Por muito tempo na roça, havia a crença de que o alimento era reimoso, ou seja, poderia fazer mal à saúde, sendo evitado por mulheres em resguardo ou pessoas adoentadas.

Quiabeiro (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)
Onde encontrar o Quiabo?
Ele é encontrado em hortas domésticas, em lavouras para finalidades comerciais, em feiras livres, mercados municipais e em variadas receitas culinárias.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Quiabo (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)
Be the first to comment on "Quiabo: desde os tempos mais remotos garantindo boa alimentação"