Pera, uma das frutas com melhores índices de fibras

Rate this post

A pera (Pyrus spp.) é uma fruta que, tal como a maçã, tem provável origem asiática, sendo nativa da China, ou até mesmo do continente Europeu. Cultivado principalmente no sul do Brasil, e em regiões de altitudes mais elevadas da região sudeste; esse fruto tem seu consumo ainda relativamente baixo entre os brasileiros, mas proporciona muitos benefícios a quem o consome.

Pera (foto: https://www.pensenatural.com.br/pera/)

Descrição e cultivo

As várias espécies compreendidas pelo gênero Pyrus se caracterizam por serem eudicotiledôneas, que podem ser tanto arbustivas quanto apresentarem porte arbóreo. Por ser uma Rosaceae, família na qual encontram-se outros frutos como maçã e ameixa, a pereira desenvolve muito bem em climas mais frios; razão pela qual tem sua maior produção nas maiores altitudes do Sul e Sudeste. Normalmente começa a produzir frutos após 3 anos, principalmente entre fevereiro e março; e pode produzir até os 30 anos.

Sua raiz é pivotante, com uma raiz principal grossa e bem desenvolvida; e seu tronco se caracteriza por ser bem imponente, podendo chegar a 1 metro de diâmetro. Além disso, possui folhas com um comprimento médio de 10 centímetros, e sua inflorescência é composta de belas flores brancas, ligeiramente rosadas. Vale ressaltar ainda que, assim como a maçã, a pera é um pseudofruto, haja vista que não é produto do desenvolvimento do ovário da flor, mas sim do receptáculo floral.

Pera (foto: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/24/pera-ajuda-no-funcionamento-do-intestino-confira-mais-beneficios-da-fruta.htm)

Propriedades e benefícios da Pera

O consumo desse fruto é capaz de trazer vários benefícios  para a saúde, haja vista que possui baixo valor calórico; além de ser rica em vitaminas, minerais, tais como o cálcio, fósforo e magnésio; e em fibras. Vale ressaltar também que seu consumo pode ser in natura, em sucos, ou em deliciosas receitas. Conheça a seguir um pouco mais dos benefícios da pera para nosso organismo.

  • Manutenção de uma gestação saudável – assim como o pêssego, a pera é um fruto rico em ácido fólico, ou vitamina B9; a qual é extremamente importante para o bom desenvolvimento do sistema neural do bebê durante a gestação. Desse modo, é muito recomendada tanto para a saúde do feto, quanto da mãe.
  • Auxilia na manutenção da saúde dos ossos – por ser uma fruta com bons níveis de cálcio, é muito indicada na prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose. Além disso, dentre os minerais que podem ser encontrados nela, está o boro, que auxilia na absorção de cálcio pelo organismo.
  • Fortalecimento do sistema imunológico – por ser uma fruta com bons níveis de vitaminas A e C, sua ação antioxidante auxilia no combate a radicais livres, que contribuem para o desenvolvimento de doenças. Além disso, a vitamina C tem propriedades anti-inflamatórias, de modo que a pera também contribui para a prevenção e tratamento de inflamações.
  • Melhora do funcionamento intestinal – por ser um fruto rico em fibras, auxilia na melhora da digestão, e consequentemente pode ajudar pessoas que possuem intestino preso. Mas vale ressaltar ainda que essas fibras contribuem também para o controle da glicemia.
  • Auxilia no emagrecimento – a pera também é uma fruta que promove alta sensação de saciedade; de modo que é indicada também em dietas que visam a redução do peso corporal e perda de gordura.
  • Manutenção da saúde cardiovascular – por ser um fruto rico em potássio, apresenta propriedades vasodilatadoras; de modo que contribui para a prevenção da pressão alta e de posteriores doenças cardíacas, tais como o AVC. Além disso, as fibras existentes na pera auxiliam a reduzir o colesterol “ruim”, que contribui para o comprometimento do coração.
  • Prevenção de doenças dermatológicas – a vitamina C, com seu alto poder de combate a radicais livres; além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, possui grande influência sobre a saúde da pele; contribuindo para evitar o aparecimento de rugas e manchas devido à exposição solar.

Pera (foto: https://melhorcomsaude.com.br/mil-propriedades-suco-pera/)

Be the first to comment on "Pera, uma das frutas com melhores índices de fibras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.