Origem, propriedades medicinais e aplicações do Crisântemo

Crisântemo (Chrysanthemum) é uma planta de origem asiática, sendo amplamente usada na ornamentação de espaços, com suas belas e cheirosas flores; além de usada na medicina popular.

No Japão, ela é vista como símbolo do sol e do imperador, e há ainda o dia nacional do crisântemo, chamado de Festival da Felicidade, para sua celebração.

Seu nome significa flor de ouro e é cultivada há mais de 2.500 anos pelos chineses. Ela está reunida em aproximadamente 100 espécies e mais de 800 variedades pelo mundo.

Crisântemo

Crisântemo (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Descrição

É uma herbácea que pode atingir até um metro de altura. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento, luz solar boa parte do dia e temperatura mais amena. Propaga-se por mudas ou sementes.

Suas flores podem ser simples ou dobradas, e de variadas cores, além de atraírem muitos insetos. Elas possuem as formas de pompom, margarida, anêmona e espider.

Propriedades medicinais

Ela apresenta algumas propriedades medicinais tais como repelente, rejuvenescedora, depurativa, digestiva, antifebrífuga e anti-inflamatória.

Serve para quê?

Algumas espécies  são usadas na culinária chinesa e japonesa, podendo utilizar suas folhas e flores para serem consumidas em várias receitas, com outras verduras ou em sopas; além de usadas no preparo de chás ou bebidas energizantes.

O chá preparado com as flores ajudam na saúde dos olhos cansados, pele seca, varizes, músculos doloridos, inchaço, dor de garganta, problemas de fígado e febre.

Crisântemo (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Crisântemo (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

A NUS, Universidade Nacional de Singapura, descobriu que a flor de crisântemo contém luteolina, que favorece a eliminação de células cancerosas, em conjunto com a quimioterapia; além de ter a vantagem de ser um produto natural sem efeitos secundários.

A flor contém a substância piretrina, que lhe confere a propriedade repelente, que afugenta mosquitos, baratas e moscas.

Onde encontrar?

Ela é de fácil cultivo e pode ser plantada em jardins, jardineiras e vasos, sendo popularmente encontrada em quintais de casas, em floriculturas e em sites, que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, propriedades medicinais e aplicações do Crisântemo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.