Louro desde a antiguidade saborizando receitas culinárias

Louro (Laurus nobilis) planta nativa do Mediterrâneo, conhecida desde os tempos mais remotos por suas propriedades aromáticas, para fins ornamentais e na medicina popular.

Os antigos romanos tinham o hábito de coroar os vencedores com coroa de louro para engrandecer seus feitos, seja na guerra ou em competições.

Ele é conhecido em várias regiões do planeta e variadas línguas tais como em inglês, bay leaf; italiano, foglia di alloro ou lauro; e francês feuille de laurier ou laurier franc.

Conheça mais o Louro

O loureiro é uma árvore de pequeno porte, que alcança até 15 metros de altura, prefere temperatura mais amena, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Seu caule é liso e escuro; com folhas persistentes, pecioladas, lisas e de coloração verde na parte superior e mais claras na parte inferior.

Suas flores masculinas e femininas, produzidas em árvores separadas, possuem tons amarelados e são polinizadas por insetos. Suas sementes são negras quando amadurecem. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades do Louro

Ele é rico em fibras, vitaminas A, B, C e D; sais minerais tais como cálcio, magnésio, potássio e ferro. Possui propriedades digestiva, anticancerígena, hipoglicemiante, antibacteriana e anti-inflamatória.

Utilidades do Louro

Ele é faz parte de variadas preparações culinárias, seja em pó ou em forma de folha fresca ou desidratada, para realçar o sabor dos alimentos em sopas, caldos, carnes, cremes, molhos, massas e onde a imaginação do cozinheiro alcançar. Suas sementes também são aproveitadas como aromatizantes de vários pratos.

Na medicina popular, ele pode ser usado in natura, em forma de chá, ou óleo extraído de suas folhas; para aliviar inchaços nas pernas, auxiliar a digestão, ajudar no controle da diabetes e alívio de gripes e resfriados. Devido aos níveis de vitamina C, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Onde encontrar o Louro?

Ele é facilmente encontrado em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Loureiro

Louro

 

Be the first to comment on "Louro desde a antiguidade saborizando receitas culinárias"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.