Borboleta transparente, uma das espécies mais peculiares da natureza

Um dos animais que mais desperta curiosidade na natureza é a borboleta transparente, também conhecida como espelho; cuja principal característica é a presença de asas transparentes.

De nome científico Greta oto, essa bela espécie é distribuída principalmente nos continentes da América Central e do Sul; de modo que pode ser encontrada também no território brasileiro.

Borboleta transparente (imagem: Canva)

Borboleta transparente (imagem: Canva)

Características da espécie

Assim como as demais espécies de borboletas, a borboleta transparente é um inseto da classe Lepidoptera, que se caracteriza por abrigar espécies que possuem escamas nas asas. Trata-se também de uma borboleta da família Nymphalidae, que foi identificada ainda no século XIX.

Como é de se esperar, sua principal característica consiste na cor de suas asas, as quais são transparentes, com contornos em tons mais amarronzados e avermelhados. Desse modo, é uma espécie que consegue se camuflar muito bem em seu hábitat natural, mas que, pela coloração mais intensa do contorno, mostra uma outra peculiaridade dela: trata-se de uma borboleta venenosa.

Seu tamanho médio gira em torno dos 3 centímetros, sendo que há estudos que mostram que essa espécie pode carregar uma carga até 40 vezes mais pesada que ela mesma.

Por que suas asas são transparentes?

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia demonstrou algumas características peculiares que explicam o porquê de suas asas serem transparentes. Isso se deve ao fato de que suas escamas, além de serem capazes de repelir a água da chuva, também conseguem impedir em grande parte a reflexão da luz, garantindo sua transparência.

Borboleta espelho (imagem: Canva)

Hábitos da Borboleta Transparente

A borboleta transparente possui alguns hábitos bem interessantes e curiosos, uma vez que, embora se alimentem do néctar de plantas, principalmente a lantana; os machos escolhem a planta do gênero Cestrum, uma planta venenosa, para se alimentar. Por ser resistente a sua toxina, consegue sobreviver, e a repassa tanto para a fêmea no acasalamento, quanto para os ovos.

E por falar em reprodução, o acasalamento dessa espécie é bem interessante, visto que há um grupo de machos que tentam acasalar com uma fêmea. Nesse comportamento, os machos de mais alta hierarquia ficam no centro do grupo, que é o local para onde a fêmea vai em primeira instância.

E, para ser atraída, o macho libera um feromônio, que consiste nas toxinas adquiridas por ele enquanto ainda era uma larva. Desse modo, durante a fecundação, o macho também transmite suas toxinas para a fêmea, que irá repassá-las para os ovos.

A partir daí, as larvas eclodem e se alimentam da mesma planta tóxica, do gênero Cestrum, garantindo toxinas que lhe conferem um sabor amargo, evitando a predação por pássaros; garantindo assim a melhor sobrevivência dos indivíduos.

Greta oto (imagem: Canva)

Greta oto (imagem: Canva)

3 Comments on "Borboleta transparente, uma das espécies mais peculiares da natureza"

  1. Eliane de Sousa Serrão | 17 de abril de 2023 at 15:17 | Responder

    Fotografei uma ontem (16 de abril de 2023) no Parque Nacional de Itatiaia, mais precisamente na Piscina do Maromba. Tive ainda a honra de tê-la por instantes pousada no meu dedo…

  2. Aqui em Cachoeira do Sul, no centro do RS, são encontradas estas borboletas. Vivem em locais bem específicos de mata bem sombreada e húmida.

  3. Nesta semana, dia 31/10, fotografei esta borboleta na escola em que trabalho. Fica na praça da República, cidade de São Paulo, SP.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.