Os temperos naturais vêm, a cada dia, ganhando mais espaço na culinária, seja por seus sabores e aromas, ou pela diversidade de benefícios que proporcionam à saúde. Dentre os mais conhecidos, estão o orégano, o açafrão, a cúrcuma e a páprica; uma especiaria feita a partir da espécie de pimentas Capsicum annuum.
Conhecido principalmente por sua coloração avermelhada, esse condimento possui uma ampla utilização na gastronomia tanto para o tempero de carnes, quanto de sopas, ou outras receitas salgadas. Contudo, além disso, ele também se destaca pelos bons níveis de nutrientes reguladores; tais como vitamina A, B6, C, E, e K.
Tipos de páprica
Esse condimento versátil também se caracteriza por ser encontrado em 3 diferentes formas no mercado:
- Páprica Doce: como o próprio nome sugere, apresenta um sabor levemente adocicado, e não tão picante como a maioria das pimentas.
- Páprica Defumada: feita a partir da secagem da espécie vegetal em fogo, o que lhe confere sabor e aroma defumados.
- Páprica Picante: algumas destas possuem são feitas com mistura de outros tipos de pimenta, que garantem um sabor mais apimentado e picante.
Quais são os benefícios da Páprica?
- Possui ação antioxidante – por ser rica em vitamina C, a páprica atua como antioxidante, combatendo os radicais livres; substâncias que podem comprometer o funcionamento celular, com consequente surgimento de doenças crônicas, como o câncer e doenças cardiovasculares.
- Contribui para a saúde cardiovascular – a vitamina B6, que é encontrada nessa especiaria é de extrema importância para auxiliar na redução da pressão arterial, e também para o tratamento de vasos sanguíneos. Além disso, o consumo de páprica está atrelado ao aumento do colesterol HDL, que também é chamado de colesterol bom, auxiliando no bom funcionamento do coração.
- Atua na prevenção da anemia – a vitamina C, que está presente na páprica, é de extrema importância para auxiliar na absorção de ferro pelo organismo; mineral cuja carência promove o desenvolvimento de anemia ferropriva. Desse modo, o consumo de páprica atua na melhor absorção desse mineral, prevenindo casos anêmicos.
- Auxilia na saúde ocular – em razão de ser uma especiaria rica em vitamina A e em luteína, ela também é de extrema importância para a saúde dos olhos, visto que se trata antioxidantes. Além disso, a vitamina B6 que também é encontrada na páprica, retarda a degeneração macular, um caso que pode levar à perda da visão.
- Controle da glicemia – essa especiaria também é de suma importância no controle dos níveis de açúcar do sangue, auxiliando assim na prevenção e tratamento de casos de diabetes.
Dica de receita com essa especiaria:
Uma receita bem fácil, e que pode ser temperada com esse condimento é o nosso empadão de frango feito em casa; que fica uma delícia! Experimente!
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp