Segurelha, repleta de propriedades para a saúde

Avalie esta postagem

Segurelha (Satureja sp.) é uma planta originada da Ásia; cultivada há mais de 2.000 anos, como condimento, para realçar o sabor dos alimentos e em diversas criações culinárias. A especiaria foi citada por Shakespeare na peça de teatro Conto do Inverno (The Winter’s Tale).

Os romanos foram os primeiros a cultivarem a planta, que era usada na medicina popular; principalmente para os males de estômago e flatulência.

Há duas espécies conhecidas que são a Satureja hortensis e Satureja montana, sendo a segunda com sabor mais acentuado. A primeira possui sabor mais suave, sendo mais usada para diversas finalidades; além de empregada como ornamental, em pequenos jardins.

Cultivo da Segurelha

É uma herbácea anual, coberta por pelos curtos, que alcança entre 30 e 60 cm de altura. Pouco exigente em relação ao clima, mas não tolera temperaturas muito altas, nem muito baixas. Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Suas flores são hermafroditas, tubulares, de coloração lilás, sendo polinizadas por variados insetos. Propaga-se por sementes e estaquia.

O aroma assemelha-se ao do tomilho, porém é mais amargo e picante. Os ramos são cortados para secagem antes da floração, quando o aroma é reduzido.

Propriedades da Segurelha

A especiaria é repleta de propriedades terapêuticas tais como digestiva, cicatrizante, analgésica, antiespasmódica, adstringente, tônica, fungicida, antisséptica e aromática.

Benefícios e utilidades da Segurelha

Ela é amplamente utilizada na culinária italiana na preparação de feijões verdes e lentilhas. Na indústria é empregada no preparo de salames e linguiças.  Na medicina popular, em forma de chá, é empregada para anginas, banho, bronquite, diarreia, espasmo e males estomacais; além de usada como afrodisíaca, para aliviar picadas de insetos e coceiras. Para cicatrização de feridas, é usada na forma de cataplasma.

Onde encontrar a Segurelha?

Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais, em sites e farmácias, que comercializam plantas e suas sementes.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Segurelha ( foto fonte https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Satureja_hortensis_Prague_2011_1.jpg)

Segurelha ( foto fonte https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Satureja_hortensis_Prague_2011_1.jpg)

Segurelha ( foto fonte http://my.chicagobotanic.org/horticulture/fruit_and_veg/savoring-savory/)

Segurelha ( foto fonte http://my.chicagobotanic.org/horticulture/fruit_and_veg/savoring-savory/)

Be the first to comment on "Segurelha, repleta de propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*