Caju exótico, mas repleto de benefícios para a saúde

Caju ( Anacardium orcidentale) é um pseudofruto de origem brasileira, conhecido pelos índios desde os tempos mais remotos. Seu nome popular vem da palavra acaiu, de origem tupi, quer dizer “noz que se produz”. Ele é possui outros nomes tais como cajuí, cajuzinho ou caju-de-árvore-do-cerrado.

Conheça o Cajueiro

O cajueiro é uma planta de médio porte, que pode chegar até 10 metros de altura, dependendo da variedade, sendo pouco exigente em relação ao clima, solo e irrigação. Produz belas flores visitadas por abelhas e seu fruto de aparência exótica, possui sabor característico; que oscila entre o doce, azedo e adstringente. Propaga-se pelas amêndoas, mudas e estaquias.

O cajueiro é encontrado de norte a sul brasileiro e em várias partes do planeta; pois os portugueses o espalharam em diversas regiões e continentes.

Particularidade do Caju

Ele possui uma particularidade bem intrigante, pois o que comumente se acredita ser a fruta, que é parte carnosa, de cor amarela ou vermelha; na verdade é o pedúnculo, no qual está a polpa suculenta. O fruto na verdade é a castanha, que remete ao formato de um pequeno rim, muito popular em todo o Brasil, em variadas receitas e como tira-gosto.

Propriedades do caju

Sua parte suculenta é rica em vitamina C, cálcio, selênio, fósforo, ferro, cobre; além de ser rico em fibras e gorduras monoinsaturadas. Possui propriedades digestivas e antioxidantes. Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde do coração e no funcionamento do intestino.

Utilização do Caju

Ele é utilizado in natura, em doces de todo tipo, na forma de sorvetes, gelados, compotas, passas ou ameixas de caju, em calda ou fruta cristalizada; além de ser empregado em saladas e acompanhamentos de variados pratos.

Onde encontrar o Caju?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais, em sites que comercializam sementes e plantas; em mercados, além de variadas receitas, ou em formas de doces e compotas.

Em Pirangi, praia próxima a Natal,  no Rio Grande do Norte, está o maior cajueiro do mundo. Ele ocupa uma área de 7.300 m² e possui aproximadamente 90 anos.

Flor do Caju

Flor do Caju

Caju

Caju

Maior Cajueiro do Mundo

Maior Cajueiro do Mundo – Pirangi Natal RN

Be the first to comment on "Caju exótico, mas repleto de benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.