Morango, suculento e muito exigente em relação ao cultivo

5 (100%) 1 vote

O morango (Fragaria sp.) é cultivado desde os anos 200 a.C; mas somente lá pelo século XIII, que ele se popularizou na França e se espalhou por outros continentes.

Ele pertence à família Rosaceae, que é a mesma da cereja; reunido em aproximadamente 600 espécies. A planta que conhecemos atualmente é resultado de diversos cruzamentos genéticos.

Cultivo do Morango

O morangueiro é uma planta rasteira, que prefere clima tropical, além de ser muito exigente em relação ao seu cultivo, à qualidade do solo, rega, ser suscetível a pragas e não tolerar geadas.

A planta apresenta folhas compostas por três folíolos verdes, pilosos e com margens denteadas. As flores são simples, hermafroditas e geralmente na cor branca, mas que às vezes são rosadas; além de serem polinizadas por insetos tais como as abelhas.

Morango

A parte vermelha e carnuda, na verdade é o receptáculo floral e os frutos verdadeiros são os minúsculos aquênios, que se formam sobre sua parte carnuda; que podem ser verdes ou pretos, de acordo com a maturação. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades

Ele é rico em vitaminas A, E, C, B5 e B6;  sais minerais cálcio e ferro. Possui  propriedades antioxidante, cicatrizante, anticancerígena, anti-inflamatória e laxativa.

Benefícios

Ingerido regularmente, ele auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde intestinal; além de ajudar em dietas de perda de peso, por ser pouco calórico.

Ele pode ser ingerido in natura, em doces, geleias, sorvetes, sucos, batidas e em diversas preparações culinárias; ou ainda na ornamentação de mesas e pratos.

Flor do Morango

Flor do Morango

O morangueiro é utilizado para fins ornamentais enfeitando canteiros, jardineiras, vasos e floreiras, mas exige rega constante sem encharcamento.

Onde encontrar?

Ele é facilmente encontrado em feiras, mercados, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; e em diversos produtos cosméticos e de higiene pessoal.

O consumidor deverá dar preferência pelo produto orgânico; pois seu cultivo exige muito cuidado e constante uso de pesticidas para garantir boa frutificação.

O morango faz parte de festa típica na cidade de Atibaia; de forma que atrai milhares de visitantes anualmente para a região; além de divulgar a plantação e sua comercialização.

Be the first to comment on "Morango, suculento e muito exigente em relação ao cultivo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.