Origem e aplicação da Helicônia na ornamentação de espaços

Rate this post

Helicônia (Heliconia L) é uma planta de origem tropical, com ampla distribuição na América Central e na América do Sul, além de reunida em mais de 250 espécies.

No Brasil, a planta é conhecida pelos nomes regionais de bananeira-de-jardim, bananeirinha-de-jardim, bico-de-guará, falsa-ave-do-paraíso e paquevira.

Heliconia

Helicônia (foto http://ukrbin.com/index.php?id=192411)

Descrição

As helicônias, de acordo com a espécie, ocorrem em altitudes que variam de O a 2.000 metros; embora
poucas sejam aquelas restritas às regiões mais altas.

Elas aparecem predominantemente nas bordas das florestas, em matas ciliares e nas clareiras ocupadas por
vegetação pioneira.

O gênero é constituído por plantas herbáceas rizomatosas, eretas, de 0,5 a 10,0 m de altura, conforme a espécie, e com folhas de variados tamanhos.

Suas flores se apresentam em seis estames, sendo um estéril e cinco funcionais, filetes e anteras lineares e são polinizadas por beija-flores e morcegos. O fruto é tipo baga, e geralmente abriga uma a três sementes, com 1 ,5 cm de diâmetro cada uma. Sua cor varia do verde ou amarelo quando imaturo e azul-escuro na maturação completa. Propaga-se por sementes ou pela divisão da planta.

Serve para quê?

Helicônia (foto https://herbariovaa.org/taxa/index.php?taxon=37353)

Ela é usada na ornamentação em variados jardins, em chácaras e projetos ornamentais em espaço urbanos, por ser de fácil cultivo; bem tolerante às mudanças de temperatura e à pequenas estiagens, mas prefere locais úmidos, mas sem encharcamento.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em floriculturas, feiras livres e em sites que vendem sementes e mudas de plantas; além de utilizadas em variados projetos de paisagismo e vendidas como flor de corte.

Be the first to comment on "Origem e aplicação da Helicônia na ornamentação de espaços"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.