Almeirão (Cichorium intybus intybus) é uma hortaliça de origem africana, mas conhecida por vários nomes tais como Almeirão-de-raiz, Almeirão-selvagem, Almeirão-silvestre, Chicória, Chicória-amarga, Chicória-brava, Chicória-do-café e Radice-selvagem.
Descrição
A hortaliça pode alcançar até 70 centímetros de altura. Suas raízes são ramificadas e retorcidas, e apresentam um sabor levemente amargo; enquanto as folhas são lanceoladas e contam com pequenas flores, que têm coloração azulada ou rosada. O pequeno fruto é do tipo aquênio.
Ela prefere ambientes úmidos e sombreados para se desenvolver, e propaga-se por sementes ou mudas. Prefere sol pleno e temperaturas mais amenas, mas tolera temperaturas mais altas.
Propriedades medicinais
Ela é rica em fibras, sais minerais e vitaminas A, C e Complexo B; além de conter as propriedades medicinais tais como tônica, anti-helmíntica, aperiente, antioxidante, diurética e emenagoga.
Serve para quê?
Consumido regularmente auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico; além de ajudar em dietas de perda de peso.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Suas folhas podem ser preparadas em forma de saladas cruas, e saborosos refogados, acompanhando legumes, cereais ou carnes.
Das raízes são extraídas pela indústria, a inulina; e serve ainda na produção de um substituto do café, após sofrerem secagem, torrefação e moagem.
Suas flores também são comestíveis e podem adornar saladas e diversas receitas culinárias, lhes conferindo um belo colorido, que aguça o apetite.
É plantado ainda para finalidades ornamentais, principalmente na Europa, devido às belas flores, que acrescentam um colorido efeito campestre, em maciços ou em conjuntos com outras flores.
Na medicina popular, ele é usado para alívio de afecções do fígado e vesícula, falta de apetite, gastroenterite, verminose, dispepsia e para ajudar no controle da diabetes.
Onde encontrar?
Ele é facilmente encontrado em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais e em forma desidratada, em drogarias e farmácias de manipulação.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp