Morcego, o único mamífero terrestre capaz de voar

Morcego é o nome utilizado para se referir aos mamíferos da ordem Chiroptera, dentro da qual estão aqueles que são capazes de voar. Dentro dessa ordem, existem duas divisões: a subordem Megachiroptera, que não existe no Brasil, e a subordem Microchiroptera; dentre cujos representantes estão as mais de 160 espécies existentes no território brasileiro. Esse animal, muito comum tanto na zona rural, quanto na urbana, possui diversas curiosidades pouco conhecidas e muitos mitos muito disseminados.

Morcego (foto: https://www.correiodopovo.com.br)

Descrição

Esse mamífero possui uma coloração bastante característica, que passa pelas cores cinza, marrom e preto; possui asas com tamanho muito variado, podendo medir de 15 cm a uma envergadura de mais de 1,5 metro; e um peso de pouco mais de 1 kg.  Além disso, possui orelhas bem grandes, olhos bem pouco desenvolvidos e dentes caninos extremamente afiados.

Assim como outros mamíferos, o morcego possui o corpo coberto de pelos, glândulas mamárias, e desenvolvimento placentário do filhote; ou seja, o filhote se desenvolve dentro da placenta da mãe. Todavia, ao contrário dos demais, o morcego é capaz de voar. Essa capacidade se dá em função da existência de uma membrana entre seus membros posteriores.

Como vive o morcego?

Existem aproximadamente mil espécies de morcegos ao redor do mundo, de modo que algumas características são comuns, havendo, entretanto, divergências de modo de vida. No geral, esse animal tem hábito noturno, sendo bastante encontrado em cavernas, rochas, árvores e locais escuros; desse modo, dorme durante o dia em grupos, e de cabeça para baixo.

Morcego (foto: https://www.vezdavoz.com.br/o-que-significa-sonhar-com-morcego/)

Embora seja muito comum a lenda de que o morcego se alimenta de sangue, dentre as mil espécies existentes, apenas 3 se alimentam de sangue. Desse modo, a maioria se alimenta de insetos, podendo ingerir até 200 por dia; mas também entram na sua dieta frutos, pólen, peixes, entre outros. Vale ressaltar ainda que, os morcegos-vampiros, denominados aqueles que se alimentam de sangue, não colocam seus caninos no pescoço da presa; eles realizam um corte e lambem o sangue da vítima até atingiram a saciedade, que equivale a 2 colheres de sopa, aproximadamente.

Outro fator importante consiste no fato de que esse animal possui uma visão muito limitada. Desse modo, para sua orientação, necessitam de grande apoio da audição, que é extremamente aguçada. A partir dela, emitem um grito muito agudo, impossível de ser ouvido por humanos, e que ao bater em alguma superfície, retorna como um eco, dando a localização de objetos e o tamanho de obstáculos. Esse fenômeno é chamado de ecolocalização, e é característico desse grupo de animais.

Curiosidades

O morcego é um animal de grande importância ecológica e científica. Isso porque é um animal que promove a polinização de diversas espécies de angiospermas, ou seja, plantas com flores; estas, por sua vez, devem ter algumas características atrativas, como abertura de pétalas noturna, cheiro extremamente forte e pétalas esbranquiçadas. Além disso, esse mamífero é um grande dispersor de sementes, contribuindo para a preservação da biodiversidade; e ao se alimentar de insetos, pode auxiliar no controle de transmissores de doenças, como o Aedes aegypti.

Morcego (foto: https://www.biologianet.com/biodiversidade/morcego.htm)

Outra curiosidade consiste no fato de a gestação gerar apenas 1 filhote, que é cuidado pela mãe. Esta, ao sair para a busca de alimentos, deixa seu filhote em um espaço comum onde podem existir mais de 4 mil filhotes. Todavia, ela sabe exatamente onde está o seu ao retornar com o alimento, fenômeno possível também em razão da ecolocalização.

Vale ressaltar ainda que, no caso de morcegos hematófagos, ou seja, aqueles que se alimentam de sangue, sua saliva possui propriedades anestésicas e anticoagulantes. Tais propriedades vêm sendo muito estudadas para o desenvolvimento de fármacos e para o aperfeiçoamento da medicina. Ainda nesse âmbito, vale ressaltar que os morcegos podem transmitir raiva, assim como os cães; todavia, assim como os canídeos apresentam características indicativas de raiva, os morcegos também apresentam; como voos diurnos e ao serem encontrados no chão.

Be the first to comment on "Morcego, o único mamífero terrestre capaz de voar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.