Camomila (Matricaria chamomilla (L.)) é originária da África, mas espalhou-se por vários continentes, conhecida como planta medicinal, desde a antiguidade, devido às suas diversas propriedades terapêuticas.
A planta é muito popular entre os gregos e egípcios, que a utilizam desde os tempos mais remotos para alívio de diversos males.
A planta fazia parte de rituais egípcios, nos quais ela era dedicada ao sol, por causa de suas inúmeras propriedades curativas.
Cultivo da Camomila
É uma herbácea anual, que possui raiz grande, lenhosa e fibrosa. O talo é ereto e atinge entre 30 a 50 cm de altura. Produz numerosas folhas e sua floração é de coloração branca com a parte central amarelada. Prefere solo rico em nutrientes, luz solar direta e rega constante sem encharcamento. Propaga-se por sementes ou mudas; além de ser bem resistente às intempéries da natureza.
Propriedades Terapêuticas da Camomila
A planta produz diversas propriedades terapêuticas tais como adstringente, anticancerígena, digestiva, analgésica, anti-séptica, antialérgica, anti-inflamatória, calmante, carminativa, cicatrizante, desinfetante, emoliente, refrescante e tônica.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Benefícios da camomila
O chá preparado com suas flores e folhas, é amplamente usado na medicina popular para os males da digestão, flatulência, para saúde da pele, clareamento dos cabelos e para evitar olheiras. Geralmente ela é adoçada com mel, ou com folhas de funcho, pois possui um sabor amargo. Ela é usada ainda para ajudar no tratamento de feridas.
Ela é utilizada pela farmacologia para pomadas, shampoos, sabonetes, cremes, hidratantes; além de ser aproveitada pela indústria alimentícia para produção de balas.
Ela faz parte de receitas caseiras para preparação de máscaras faciais e capilares, sendo muito popular entre as esteticistas que a utilizam em diversos procedimentos.
A herbácea é usada também como planta ornamental, colorindo canteiros, jardins e jardineiras; além de ser muito comum nas hortas domésticas das casas de roça.
Onde encontrar a Camomila?
Ele é encontrada in natura, em mercados, feiras e sites que comercializam plantas medicinais. Na forma desidratada, em casas que vendem produtos naturais.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp