A marula (Sclerocarya birrea) é uma árvore de tamanho mediano, originária do bioma das savanas da África oriental, muito popular para a fabricação de licor; além de ser preferida pelos animais, que ficam embriagados com o delicioso fruto. Ela é conhecida também como canhoeiro.
A distribuição das espécies através da África surgiu por meio da migração do povo bantu, que tinha o fruto como um importante item da sua dieta, desde os primórdios.

Marula (foto http://plantinfo.co.za/admin/uploads/articleCategory/1397469131_fruit.jpg)
Descrição
A árvore é caracterizada por um tronco único acinzentado, que pode atingir até 10 metros de altura. Possui copa de folhas verdes e brilhantes. Ela habita baixas altitudes e pradarias abertas, típicas da savana. Propaga-se por mudas ou sementes.
A planta é dioica (possui flores masculinas e flores femininas separadas), de ciclo perene e suas flores são pequenas, de cor vermelha, que aparecem no início da primavera. Por serem dioicas, para que ocorra a frutificação, há necessidade de plantas femininas e masculinas no mesmo habitat.
Os frutos são ovoides ou globosos com uma polpa suculenta, doce-acidulada e uma semente. Eles são conhecidos pelo seu uso no licor da marca Amarula®, produzido através da fermentação de seu suco.
Propriedades Medicinais
A planta possui propriedades antioxidante, analgésica, anti-inflamatória, laxante e digestiva; além de ser rica em proteínas, vitaminas e gordura.
Serve para quê?
O núcleo da semente é rico em proteína e gordura, com sabor de nozes, e constitui uma boa fonte de alimentação para os humanos e animais.
As frutas são comumente comidas frescas ou na preparação de sucos, geleias e licores, sendo o mais conhecido o da marca Amarula.

Marula (foto http://www.westafricanplants.senckenberg.de/images/pictures/Sclerocarya_birrea_PBirnb_CAN01345_105746.JPG)
O óleo de marula é feito a partir do núcleo da semente, que é usado na África como protetor antioxidante da pele; além de usado na fabricação de combustível etanol.
A casca da árvore pode ser usada no tratamento e na profilaxia da malária. O chá das folhas pode ser usado no tratamento da indigestão e na produção artesanal de cordas. A fruta possui grande importância como fonte alimentar para diversos animais da África meridional.
Na medicina popular, é usada para alívio de dores de cabeça, para a melhora da digestão, para alívio de prisão de ventre e de tosses.
A madeira é utilizada para produção de tigelas, tambores, canoas, ocas; além de combustível para fogões a lenha e produção de carvão.
Onde encontrar?
Ela é facilmente encontrada em sites, que comercializam sementes e mudas de plantas e em forma de licor, sendo preferido pelos degustadores da bebida.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.
Be the first to comment on "Conheça as propriedades medicinais e utilização da Marula"