Beija-flor: a menor ave do mundo e seu importante papel nas roças

Beija-flor, também chamado de colibri ou, ainda, de cuitelinho (termo mais usado no centro-sul do Brasil; cuitelinho é título de uma linda canção do folclore matogrossense, eternizada na voz de Pena Branca e Xavantinho e regravada por outros medalhões da música brasileira, inclusive por Milton Nascimento) é a menor ave do mundo.

Conheça o Beija-flor

Os menores beija-flores medem menos de 7 cm e têm massa de aproximadamente 2 gramas, como ocorre com o beija-flor abelha. Pode parecer inacreditável, mas tem osso, pena, bico e todo um conjunto de órgãos internos e pesa só isso.

Já os maiores beija-flores pouco ultrapassam os 20 cm de tamanho, pesam cerca de 25 gramas e chegam a viver em altitudes próximas dos 4.000 metros.

Com aproximadamente 328 espécies descritas, e cerca de 700 subespécies, os beija-flores são aves que apresentam, portanto, grande biodiversidade.

Com os mais variados tons de penas (os machos possuem coloração mais vistosa que as fêmeas), esses incríveis pássaros da família Trochilidae são encontrados desde o Alasca até a Terra do Fogo. Mas são aves restritas à América.  Acredita-se, inclusive, que a ave seja originária do Brasil, de onde se dispersou para o restante da América.

O que os beija-flores comem

Os colibris alimentam-se predominantemente de néctar, líquido açucarado produzido por glândulas chamadas nectários, localizadas na base das flores.

Para alcançar os nectários, os colibris utilizam-se de um bico fino e longo, que atinge a base da flor. Além disso, a própria língua do animal é bastante longa, o que facilita a captura do alimento.

A tarefa de retirar o néctar das flores é facilitado com o intenso batimento das asas, que permite ao animal ficar parado no ar. Como curiosidade, os colibris são as únicas aves que param durante o voo, que voam para trás e que voam em cambalhota.

Há espécies que chegam a bater as asas 90 vezes por segundo!  Quanto menor a espécie, maior a frequência de batimentos das asas. E para garantir esse batimento descomunal, o gasto energético é elevadíssimo.

Para suprir a musculatura de sangue, rico em alimento e em O2, o coraçãozinho do pássaro chega a incríveis 2000 batimentos por minuto durante os períodos de atividade. E, curiosamente, durante o repouso, os batimentos cardíacos do bichinho caem para inacreditáveis 40 batimentos por minuto.

Além do hábito alimentar nectófago, os beija-flores também se alimentam de pequenos insetos (podendo capturá-los no ar, durante o voo, graças à língua bastante pegajosa que possuem) e de pequenas aranhas.

Agentes polinizadores

Enquanto eles sugam o néctar das flores, os colibris lambuzam-se de grãos de pólen e, ao chegar em outra flor, acabam lançando alguns desses grãos de pólen no estigma da flor efetuando, assim, a polinização. Esse evento tem grande importância biológica para a espécie polinizada; uma vez que tem garantida a sua reprodução (após a polinização forma-se o fruto e, dentro dele, a semente, onde se encontra o embrião). Além disso, ao transportar pólen de uma flor para outra, em muitos casos para plantas diferentes (desde que da mesma espécie), os colibris contribuem para um aumento da variabilidade genética da planta.
Para o ser humano, o grande benefício da polinização é uma maior produção de alimentos.

Acasalamento e reprodução

A coloração vistosa do macho tem importante papel na reprodução das aves em geral; têm papel atrativo. Após todo um exibicionismo para conquistar a fêmea, o acasalamento ocorre no galho de alguma árvore. A cópula dura pouquíssimos segundos e, de um modo geral, os colibris não formam casais. Após a cópula, a fêmea constrói o ninho (a postura é de normalmente 2 ovinhos) e cuida da prole. Os filhotes começam a voar cerca de 3 a 4 semanas após a eclosão do ovo.

Ninho de Beija-flor

Ninho de Beija-flor

Beija-flor

Beija-flor

Beija-flor

Beija-flor

Be the first to comment on "Beija-flor: a menor ave do mundo e seu importante papel nas roças"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.